Dispositivo remoto detonou bombas em Boston

Plantão Ceará | 07:36:00 | 0 comentários


Autoridades norte-americanas falaram à agência Associated Press que explosivos foram detonados por um dispositivo remoto durante maratona em Boston, que matou três pessoas e feriu mais de 260. 
Duas autoridades disseram ontem (24) que as bombas não eram muito sofisticadas. Ambos falaram em condição de anonimato por não estarem autorizados a informar sobre as investigações publicamente. Ainda não está claro o que foi usado como dispositivo de detonação.
Os investigadores suspeitam que Dzkokhar Tsarnaev, um dos acusados que está internado em hospital, tenha detonado as bombas com um celular - ele foi visto usando minutos antes da primeira explosão. Em zonas de guerra, é comum o uso de celulares como dispositivos de bombas. Dzkokhar está em estado ‘favorável’, mas até agora só se comunicou com o FBI no domingo (21) por escrito, porque ainda não consegue falar.
O FBI levanta possibilidades dos irmãos chechenos terem sido influenciados por radicais islâmicos. Nesta ontem (24), um membro da família dos acusados disse em depoimento que o mais velho, Tamerlan, tinha um amigo islâmico que o influenciava para o lado mais extremista do Islã.
Inocência
Os pais de Dzkokhar e de Tamerlan Tsarnaev foram interrogados pelo FBI nesta quarta-feira (24) e insistiram que ambos os filhos não tinham contato com grupos islamitas locais. Os pais de Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev vivem atualmente no Daguestão, uma região muçulmana do Mar Cáspio onde a família morou por uns tempos antes de viajar para os Estados Unidos.
Inocentes
O pai dos suspeitos, Anzor, de origem chechena nascido no Quirguistão, sempre insistiu, em todas as entrevistas que concedeu à imprensa, que seus filhos são inocentes e não podem ser os autores dos atentados. A mulher de Tamerlan, Katherine Russell, de 24 anos, também declarou-se disposta a ajudar os investigadores, segundo seus advogados.
Em nota lida por seus advogados na terça-feira, em Providence (estado de Rhode Island), a jovem disse que ficou profundamente ‘chocada’ ao descobrir que seu marido e seu cunhado estavam envolvidos no atentado. Katherine se casou com Tamerlan em 2010. Eles tiveram uma filha de três anos. Ele morreu em um tiroteio com a polícia na quinta-feira (18).
Said Tsarnaev, outro parente dos dois irmãos, também insistiu na inocência dos dois e que eles estão sendo vítimas de um complô russo para retratá-los como terroristas chechenos operando em solo norte-americano.
Fonte : Jornal O Estado 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários