Brasil e China assinam acordo cambial

Plantão Ceará | 10:18:00 | 0 comentários


As relações diplomáticas entre Brasil e China devem ser intensificadas após a assinatura de um acordo que versa sobre a troca de moedas.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participarão da solenidade de assinatura do acordo de swap de moeda com o Banco Central da China (People’s Bank of China) em evento que será realizado hoje, em Durban, na África do Sul.
Também será celebrado memorando de entendimento entre o Ministério da Fazenda do Brasil e o Ministério das Finanças da China. Após a solenidade, os ministros darão entrevista coletiva sobre os acordos, ao meio-dia, na hora local (7h pelo horário de Brasília).
Em junho do ano passado, os países assinaram um memorando de entendimento em que ambos já demonstravam interesse na criação de mecanismos de troca de moedas nacionais, com o objetivo de proteger seu fluxo comercial das flutuações de moedas estrangeiras. Os países do grupo acertaram a formação de um fundo comum de reservas internacionais e manifestaram intenção de assinar um acordo de swap (troca de moedas) entre si.
O valor da troca ficou estabelecido em 190 bilhões de yuans, equivalente a R$ 60 bilhões. O porta-voz do ministério do Exterior chinês, Hong Lei, afirmou que a transação deverá, além de colaborar com o comércio entre as nações, alavancar a cooperação bilateral e salvaguardar a estabilidade financeira.
BANCO BRICS
Também no encontro de Durban deverá ser discutida a criação do Banco do Brics, conforme assegurou Serguei Ryabkov, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia. Ele afirma que, perante as consequências da crise financeira mundial e das perturbações na zona do euro, a decisão sobre a formação do Banco Brics influenciará positivamente nos mercados, dando tanto efeito político, como psicológico. “Já aproximamo-nos da decisão oficial sobre a formação do Banco. Gostaríamos que o banco contribuísse para a circulação de capital estrangeiro, a concessão de créditos e a abertura de organizações financeiras, em primeiro lugar, nos países do Brics”, declarou.
Em Durban, Guido Mantega e Alexandre Tombini participam do encontro de cúpula do Brics, grupo formado por cinco países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Eles têm reunião com ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do grupo.
Mantega também estará presente na reunião bilateral entre o Brasil e a China, e no jantar oferecido pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, a líderes e ministros de Finanças dos Brics. Seu retorno ao Brasil está previsto para a próxima quinta-feira (28), e Tombini volta amanhã.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários