JUSTIÇA DETERMINA RETIRADA DE FAMÍLIAS DA LAGOA DO OPAIA

Plantão Ceará | 07:21:00 | 0 comentários





A Prefeitura precisa apresentar um relatório com um cronograma completo para a execução do trabalho
A Prefeitura de Fortaleza tem um prazo de 60 dias para apresentar um plano de desocupação da Comunidade da Lagoa do Opaia, no entorno do Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. É o que determina a liminar concedida pelo Juiz Federal José Vidal Silva Neto, titular da 4ª Vara da Justiça Federal do Ceará, na última quinta-feira (25).

Moradores do local divergem quanto ao remanejamento. Há quem prefira ficar no lugar, mas outros reclamam dos barulhos constantes FOTO: WALESKA SANTIAGO

Até o fim deste prazo, o município deve apresentar um relatório com cronograma completo, fixando prazos e datas certas para a realização do remanejamento das famílias localizadas na extensão do muro patrimonial do aeroporto.

O pedido de liminar foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF), levando em consideração a delimitação da área de segurança determinada em levantamento feito pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Ministério da Aeronáutica, impedindo a construção de novos imóveis.

Além disso, ainda conforme a liminar, embargando os já em andamento, assim como o reassentamento das famílias residentes no local, por estarem pondo em risco o âmbito espacial mínimo em torno do aeroporto para a segurança das operações com pousos e decolagens.

Opiniões

Essa é uma medida que divide opiniões entre os moradores. A dona de casa Maria Alves, 29 anos, prefere ficar ali mesmo, em virtude de estar com a mãe doente e ter fácil acesso à assistência médica, além de ter ônibus passando em frente a sua casa "O posto de saúde é aqui perto. A vizinhança é muito boa e o local é seguro. Eu gosto daqui", explica a moradora. Já a doméstica Eliane Galdino, 40 anos, admite que gostaria de sair o quanto antes. Para ela, o pior no lugar é o constante barulho de carros, trens e aviões. "Apesar de ter me acostumado um pouco, é horrível para dormir a noite. O trem quando passa parece que vai derrubar nossa casa".

Conforme a determinação do juiz federal, o não cumprimento da liminar em seus exatos termos, torna passível a aplicação de multa. A assessoria de comunicação da Secretaria Executiva Regional IV (SER IV) diz que o comunicado oficial não foi recebido, e que o pronunciamento será feito após a notificação.

RENATO BEZERRAESPECIAL PARA CIDADE

FONTE: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários