VANDALISMO NO PV

Plantão Ceará | 09:16:00 | 0 comentários



Ministério Público solicita informações aos órgãos de segurança púbica e pode tomar medidas contra torcidas
Desde a reabertura do Estádio Presidente Vargas (PV), em 8 de maio de 2011, é recorrente a ação de vândalos dentro e nos arredores da praça esportiva. Infiltrados no meio das torcidas organizadas, os pseudo-torcedores aproveitam-se do anonimato e da facilidade de esconder-se em meio à multidão para praticar crimes contra outras pessoas e o patrimônio público.

Na final do Cearense, em maio, vários incidentes foram registrados FOTO: LUCAS DE MENEZES


Em meio a esses fatos, várias tentativas visando diminuir e sanar tais ações foram tomadas, porém, na prática, poucos resultados foram alcançados.

No último mês de maio, foi instalado no PV o Juizado Especial do Torcedor, que passou a atender as ocorrências registradas em um raio de cinco quilômetros ao redor e dentro do estádio.

Mesmo diante da atuação do órgão, as ações dos desordeiros acabam não sendo inibidas, como mostraram as cenas de vandalismo registradas no último domingo, entre as torcidas de Fortaleza e Paysandu.

Intervenção do MP
Frente aos acontecimentos do último domingo, o Ministério Público pretende analisar as informações apuradas pelas polícias Militar e Civil, além das imagens das câmeras de segurança do estádio, para decidir quais providências deverão ser tomadas.

"No momento, contra as torcidas organizadas, não existe nenhuma medida adotada, só contra os torcedores que são pegos cometendo delitos. Pedimos todas as informações dos órgãos competentes para analisar quais medidas deverão ser adotadas", explica o procurador do Nudetor, José Wilson Sales Júnior.

Segundo o procurador, o MP poderá entrar com alguma medida judicial contra as torcidas organizadas, recomendação ou ainda outra providência.

A Federação Cearense de Futebol (FCF), por meio de sua assessoria, informou que não se pronuncia sobre o assunto devido ao fato de a responsabilidade pela segurança dos jogos ser dos times mandantes e dos órgãos de segurança pública. Como os torneios disputados no PV são de nível nacional, caberia à FCF só a fiscalização dos borderôs.

Cadastro de torcedor sofre entraves
Em janeiro de 2011, a Procuradoria Geral de Justiça do Estado, via Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), realizou o I Encontro sobre Segurança e Combate à Violência nos Estádios de Futebol.

Na ocasião, foi apresentado o Programa Torcedor Cidadão, que tinha como principal objetivo a promoção da cultura de paz nas praças esportivas cearenses.

Aquela seria a primeira tentativa de tentar fazer um cadastro para identificar todos os torcedores componentes das torcidas organizadas locais.

"Houve um problema com a empresa contratada pelo Ministério dos Esportes, que faria o cadastro dos torcedores. Acabou ocorrendo o cancelamento do contrato e agora o cadastro deve partir da Federação Cearense de Futebol em conjunto com o Ministério Público e os clubes", explicou o procurador do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), José Wilson Sales Júnior.

Compromisso assumido
De acordo com o procurador, diante do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado pela FCF, o MP e os clubes, a Federação se comprometeu em realizar tal cadastramento.

"Isso envolve custos e temos de arranjar quem arque com essas despesas de confecção de cadastro e manutenção de sistema", destaca o representante do Ministério Público.

SAIBA MAIS
Em São Paulo
Em caso semelhante de violência, protagonizado pela torcida do Palmeiras, também no último domingo, durante clássico contra o Corinthians, quem poderá pagar "a conta" é o clube. O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, planeja denunciar o Palmeiras. A punição pode chegar a 20 perdas de mando de campo

Sem impunidade
Nem o fato de o juiz Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza ter ignorado a destruição de assentos por torcedores e a tentativa de invasão de camarotes ajuda o Palmeiras. "O que o árbitro relatou é levado em conta, mas solicitamos as imagens dos outros fatos", falou o procurador Paulo Schmitt.

ÍKARA RODRIGUESREPÓRTER 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários