PREFEITURÁVEIS ANALISAM DESEMPENHO ELEITORAL

Plantão Ceará | 08:06:00 | 0 comentários

Afirmando que ainda há um longo caminho até o dia da eleição, postulantes apostam na campanha nas ruas
Embora destaquem que as pesquisas de intenção de voto retratam apenas momentos específicos do período eleitoral e destaquem que ainda há um longo caminho a ser percorrido até o dia da eleição, prefeituráveis da Capital afirmam que os números da pesquisa Ipobe, contratada pela TV Verdes Mares, dão ânimo e indicam se há eficácia na estratégia adotada na campanha. Ao analisarem a pesquisa veiculada após o início da propaganda na TV, alguns reclamam da desigualdade na disputa e outros analisam que estão conseguindo levar sua mensagem a um número maior de eleitores.


Candidatos a prefeito de Fortaleza participaram, ontem, de evento realizado no Ministério Público para apresentar suas propostas para a saúde e receber uma carta com estratégias para melhorar a atenção básica FOTO: ALCIDES FREIRE

O candidato apoiado pelo governador Cid Gomes, Roberto Cláudio (PSB), aparece em segundo lugar. Conforme o prefeiturável, o resultado do Ibope demonstra o crescimento progressivo da sua campanha. "São pouco mais de sete semanas de campanha. Saímos de 1% e já estamos na segunda colocação. Isso dá ânimo porque indica que o caminho é esse e que nossa mensagem está chegando nas pessoas, sobretudo de renovação de práticas, de atitudes, de compromissos e de ações que queremos implantar", afirma.

Por outro lado, Roberto Cláudio diz que é preciso serenidade porque a campanha ainda está na metade. "Faltam 38 dias, e a pesquisa é o retrato de uma circunstância", declara. Para ele, o índice de aceitação indica que as pessoas estão satisfeitas com o tom propositivo que ele tem procurado adotar na sua campanha. Em relação à rejeição, na qual Roberto Cláudio aparece com 13%, ele avalia que não causa preocupação, pois está entre os candidatos com menor índice.

Sobre a contribuição da propaganda nos meios de comunicação de massa, ele analisou: "Antes da televisão, a gente teve crescimento significativo de 1% para 8% em uma campanha suada. Isso deu importância e me deixou conhecido. Mas a TV e o rádio levaram nossas propostas a muito mais gente".

Fruto
Elmano de Freitas (PT), apoiado pela prefeita Luizianne, está em terceiro lugar. Na avaliação do coordenador da campanha petista, Antônio Carlos, o crescimento significativo de Elmano nas pesquisas é fruto também da atual administração. "Muitos diziam que não ia respaldar a pesquisa, e taí o candidato no segundo lugar", declara. Ele acrescenta que Elmano ainda não era tão conhecido como outros candidatos e, durante a campanha, tem crescido a popularidade e também a aceitação dele.

Sobre os índices de rejeição, nos quais Elmano aparece com 20%, Antônio Carlos respondeu: "À medida que a aceitação aumenta, é natural que a rejeição caia". Segundo ele, a rejeição também está vinculada ao desconhecimento sobre o candidato, o que vem mudando.

Em relação à contribuição de Lula à candidatura de Elmano, Antônio Carlos destacou que se trata de um fator importante, mas não se pode negar a força da atual gestão do PT em Fortaleza, pois, segundo ele, a população está podendo ver nos programas eleitorais o que Luizianne fez por Fortaleza.

O candidato do PSOL, Renato Roseno, marcou dez pontos percentuais na pesquisa Ibope, tendo apresentado queda em relação às duas outras pesquisas realizadas pelo Instituto. Conforme a vice da chapa de Roseno, Soraya Tupinambá, a campanha é muito desigual do ponto de vista do tempo de televisão e dos financiamentos, daí a dificuldade. "Estamos apostando na rua, no outro palco da política, porque a gente acredita que, com essas armas que estão postas, não dá para concorrer. Temos que lançar outras estratégicas", declara.

Soraya diz ainda que o partido está confiante para imprimir novo ritmo na campanha, até porque, conforme destaca, ainda é cedo e há muitos eleitores indecisos. "Para mim, é natural que despontem os candidatos das máquinas. Mas quando a vontade coletiva se faz presente, o improvável se desfaz", afirma.

Empatado

Ao analisar os dados das pesquisas recentes, Heitor Férrer acredita que, dentro da margem de erro, está tecnicamente empatado com as candidaturas apoiadas pela prefeita e pelo governador. "Quem tem o tempo de TV que eles tem, na condição de seduzir o eleitor e mostrar um programa mais qualificado no que diz respeito às imagens, é natural que se espere o avanço. Mas chega-se a um limite que a tendência vai ser a queda. O cidadão vai analisar, dentro das conveniências, até que ponto é bom ter esses candidatos das máquinas no segundo turno", acredita.

Heitor diz que não pretende fazer alterações na estratégia de campanha, pois o fato dele ter a menor rejeição mostraria que está no caminho certo. "Temos a experiência de saber que é na pouca rejeição que se faz a vitória", declara, citando a campanha de Luizianne em 2004, quando ela venceu, apesar de não estar na frente nas pesquisas.

Moroni e Inácio avaliam queda
A terceira pesquisa Ibope, publicana ontem no Diário do Nordeste, mostra queda expressiva na intenção de votos dos candidatos Moroni Torgan (DEM) e Inácio Arruda (PCdoB). Enquanto o democrata perdeu oito pontos, se mantendo ainda na primeira colocação em relação à pesquisa publicada no dia 30 de julho, o candidato comunista caiu dois pontos percentuais e três posições, passando do segundo para o quarto lugar.


Enquanto Moroni Torgan manteve a liderança na disputa, Inácio Arruda caiu do segundo para o quarto lugar entre os postulantes da Capital FOTO: KID JÚNIOR
Moroni afirma estar satisfeito por continuar na frente dos demais postulantes, mas chama atenção para o resultado da pesquisa espontânea, na qual o entrevistador não aponta o nome dos candidatos e ele aparece com 17%. "Quem mais cresceu na espontânea fui eu. E a espontânea é o voto livre, aquele que está consolidado", analisa.

Moroni disse que não pretende mudar sua estratégia de campanha, considerando a queda e os índices de rejeição oscilações naturais da campanha eleitoral. "Estou muito feliz com a pesquisa, e essas nuances são naturais. Eu, praticamente, estabilizei, por isso estou vibrando muito aqui", declarou o democrata.

O prefeiturável, que também apresenta alto índice de rejeição, ressaltou apenas que essa é a soma das pessoas que votam nos outros candidatos e que isso deve mudar quando as pessoas começarem a conhecer suas propostas nas visitas aos bairros. "Como sou encarado com a verdadeira oposição, a mais autêntica, é natural que não queiram votar em mim. Mas isso vai mudar. Eu já tive rejeição de 46% e agora esta é pouco. Percebo que 70% das pessoas podem votar em mim, por isso sei que estou no caminho certo", afirmou.

Erro

Já Inácio Arruda (PCdoB) acredita que, com a margem de erro da pesquisa, esteja ele e outros três candidatos tecnicamente empatados em segundo lugar, o que, para ele, implica dizer que o cenário para um segundo turno ainda está indefinido. O postulante reclamou do pouco tempo que tem na TV e Rádio, que não chega a 2 minutos. "Vou manter o ritmo da campanha nas ruas, porque tenho o tempo de campanha muito curto. Tenho visto que, mesmo com pouco tempo, as pessoas têm compreendido nossas propostas, e isso nos basta. A gente também tem consciência do que o eleitor precisa", disse Inácio, lembrando que em outros pleitos as pesquisas construíam um cenário sem sua presença no segundo turno, o que não foi confirmado na eleição.

Propaganda
Os candidatos apoiados pela prefeita Luizianne Lins (PT) e pelo governador Cid Gomes (PSB), por outro lado, conseguiram subir na pesquisa apresentada e estão empatados tecnicamente, na segunda posição. Roberto Cláudio (PSB) está com 16%, e Elmano de Freitas (PT), com 14%. O petista afirmou que este é o primeiro posicionamento do eleitorado depois da propaganda no Rádio e TV, portanto, apesar de ser bastante animador, ainda tem muito a ser feito na campanha, porque a discussão nas ruas ainda está no início. Para Elmano, a união da legenda em prol do seu nome, além da participação do ex-presidente Lula na campanha e de obras da atual gestão, como o Hospital da Mulher, estão ajudando as pessoas a confiarem nele. "Eu continuo achando que as coisas ainda estão muito indefinidas, muita gente ainda pode mudar de posição", declarou.

Roberto Cláudio se disse "satisfeito", pois, segundo ele, suas propostas foram assimiladas pela população. "Isso é o retrato do momento. Isso estimula o candidato a ter mais presença na comunidade", diz.


MP sedia discussão sobre saúde
Candidatos a prefeito de Fortaleza participaram, ontem, de evento no Ministério Público do Ceará. Eles apresentaram suas propostas para a área da saúde e receberam a chamada Segunda Carta de Fortaleza, elaborada pela comissão de saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com o objetivo de traçar estratégias para resolver problemas da atenção básica na Capital.

O candidato do PDT, Heitor Férrer, destacou que a saúde é o primeiro item de reclamação da população. Ele disse entender a área como "emergencial", destacando que pretende colocar mais postos para funcionar no terceiro turno e reestruturar hospitais. Já Roberto Cláudio (PSB) afirmou que Fortaleza enfrenta um grave problema em ração da insuficiência na capacidade de assistência em saúde. Segundo ele, a rede municipal é inadequada, por isso a sua ideia é colocar os equipamentos que existem para funcionar e depois expandir a rede de forma descentralizada.

Postos

Moroni Torgan (DEM) disse que a carta de princípios vai ao encontro de suas propostas para a saúde, destacando que pretende aumentar postos de saúde e melhorar o atendimento nos hospitais secundários.

Antônio Carlos (PT), que representava Elmano, destacou que a atual gestão avançou na cobertura do PSF, mas a saúde é um problema complexo no País. Renato Roseno (PSOL), por sua vez, defendeu que é preciso enfrentar o problema de forma sistêmica e não pontual. 

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