FAIXAS PREFERENCIAIS FICAM PRONTAS ATÉ O DIA 17
Os corredores priorizam o transporte público sobre o particular e a área de circulação em vez de estacionamento
As avenidas Tristão Gonçalves e Imperador, no Centro da Cidade, no prazo máximo de até o próximo dia 17, deverão estar com seus corredores prioritários para transporte público Bus Rapid Service (BRS) implantados.
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Com as novas vias nas avenidas Tristão Gonçalves e Imperador, a Prefeitura espera desafogar o tráfego próximo ao Mercado São Sebastião FOTO: ALEX COSTA
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) garante que já autorizou e emitiu ordem de serviço para que a empresa contratada execute a sinalização. Isto é, pinte as faixas na cor azul, nas quais será permitido, preferencialmente, o tráfego de coletivos, veículos do transporte complementar (vans) e táxi com passageiros.
Segundo a Etufor, a empresa está aguardando a tinta especial que virá de São Paulo e logo que chegue fará a pintura. A implantação dos corredores acontecerá, de imediato, após a pintura.
O trajeto de acesso a essas duas avenidas corresponde à continuação do corredor que já está operando e que sai da Bezerra de Menezes (a partir da altura do Mercado São Sebastião) no sentido Centro. Com isso, será concluída a instalação BRS, Serviço Rápido de Ônibus, que ligará o Terminal do Antônio Bezerra ao Centro. O sistema está em funcionamento na Bezerra de Menezes desde o último dia 13.
Trajetos
Para a instalação dos corredores, serão utilizadas as duas faixas da direita da Av. Imperador. O canteiro central vai separar os ônibus dos veículos particulares. Na Tristão Gonçalves, será usada apenas a faixa da direita.
O acesso do transporte público ao Centro será modificado. Os ônibus urbanos sairão da Bezerra de Menezes e continuarão pela Rua Meton de Alencar até chegarem à Avenida Tristão Gonçalves. Essa medida visa desafogar o tráfego próximo ao Mercado São Sebastião.
Enquanto isso, os ônibus metropolitanos seguirão pela Rua Padre Ibiapina e entrarão na Rua São Paulo. Em seguida, os coletivos deverão dobrar na rua Princesa Isabel e, depois, na Rua Castro e Silva até chegarem à Avenida Imperador.
Questionado sobre o assunto, o presidente da Etufor, Ademar Gondim, afirmou que esses corredores vão melhorar a fluidez do tráfego, principalmente, na área central. "O Centro não será mais ponto final dos ônibus. Servirá apenas de local para embarque e desembarque de passageiros. Estamos aplicando a nova Lei da Mobilidade Urbana, de número12.587, que determina prioridades para o sistema de transporte público", acrescentou Ademar Gondim.
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