Maioria é a favor da regulamentação de Uber e Táxi Amigo em Fortaleza

Plantão Ceará | 09:29:00 | 0 comentários

A polêmica observada em todas as cidades onde chegou o aplicativo de transportes Uber se repete em Fortaleza, com reflexos na disputa eleitoral para a Prefeitura de Fortaleza. Porém, na capital cearense, o aplicativo para smartphone não é a principal referência de opção de deslocamento privado em alternativa ao táxi. Pesquisa O POVO/Datafolha mostra que o Táxi Amigo, popular na periferia de Fortaleza, é muito mais conhecido e tem mais apoio do fortalezense que o aplicativo da multinacional americana. Os dois serviços atuam hoje sem regulamentação pela Prefeitura. Já há divergências públicas entre os candidatos sobre como tratar a questão.
Conforme a pesquisa O POVO/Datafolha, 53% dos entrevistados disseram conhecer o Uber. Outros 47% não conhecem — praticamente metade da população pesquisada. Já o índice de conhecimento do Táxi Amigo chega a 91%. A maioria da população é a favor de regulamentar ambos os serviços. Em relação ao Uber, 65% se posicionam a favor da regulamentação e 12% contra. O Táxi Amigo tem ainda mais apoio: 74%.

A Prefeitura não considera Táxi Amigo nem Uber serviço de transporte regular de passageiros, pois não são regulamentados. Os profissionais, assim, estão sujeitos a multa e apreensão. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) passou a realizar blitz integrada com Polícia Militar e outros órgãos públicos. No intervalo de 100 dias, foram apreendidos 535 veículos que faziam transporte não regulamentado, incluindo Uber, Táxi Amigo, mototáxi e transporte escolar.
CAMILA DE ALMEIDA
O aplicativo Uber começou a operar em Fortaleza no fim de abril e ainda é desconhecido por 47% da população pesquisada

Judiciário
Até agora, decisões judiciais pelo Brasil têm sido favoráveis ao Uber. Inclusive em Fortaleza. O juiz Roberto Ferreira Facundo, da 29ª Vara Cível da Capital, negou a liminar pleiteada pelo Sindicato dos Taxistas e dos Condutores Autônomos de Veículos de Passageiros da Grande Fortaleza (Sinditáxi) contra o aplicativo. O magistrado considerou que a atividade do Uber não é ilícita e deve ser permitida, com base nos princípios de livre concorrência, livre iniciativa e liberdade de trabalho.
A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada em 18 e 19 de agosto e ouviu 800 pessoas de Fortaleza com 16 anos ou mais. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Saiba mais

Táxi x Uber e Táxi Amigo
O serviço formalizado de táxi é caracterizado dentro da lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, como transporte público individual. É o único deles a ter autorização para funcionar em Fortaleza e o único a poder transitar na faixa exclusiva para ônibus. O Uber reivindica enquadramento, na mesma lei, como transporte motorizado privado. Na mesma categoria pode ser enquadrado o Táxi Amigo. Não há regulamentação sobre eles.  
Por diferentes meios, cidades pelo Brasil começam a regulamentar o Uber. Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) baixou decreto definindo regras para atuação do serviço. No Distrito Federal, a Câmara Legislativa aprovou lei, sancionada pelo governador. A Câmara Municipal de Vitória também aprovou lei que normatiza o funcionamento do aplicativo. Em Porto Alegre, pedido de vistas de vereador adiou a apreciação de projeto nas comissões, que ocorria na última segunda-feira, 22. Os vereadores aprovaram regime de urgência para o projeto.

Números
12% dos entrevistados disseram já ter usado serviço do Uber em Fortaleza
 89% dos entrevistados afirmaram nunca ter recorrido ao Uber. Não foi feita pergunta sobre o uso do Táxi Amigo.
Fonte: O Povo

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários