Moreira Franco diz que Temer vai 'cumprir sua parte' para ajudar o RJ

Plantão Ceará | 17:23:00 | 0 comentários

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco (Foto: Valter Campanato/ABr)Moreira Franco prometeu ajuda de Temer
(Foto: Valter Campanato/ABr)
O secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, Moreira Franco, enviou nota neste sábado (18) sobre o decreto de estado de calamidade pública do Rio de Janeiro, publicado na sexta-feira (17) no Diário Oficial do estado. Moreira disse que o presidente em exercício Michel Temer vai "cumprir sua parte" para ajudar o RJ e cobrou que o governador Francisco Dornelles também "cumpra a sua".
O secretário não entrou em detalhes sobre quais seriam as partes do acordo. Segundo informações do RJTV, a União faria repasse de cerca de R$ 3 bilhões da União na próxima semana. Segundo fontes do telejornal, R$ 500 milhões seriam destinados para concluir a Linha 4 do Metrô a tempo da Olimpíada, que começa em 5 de agosto.
Moreira disse que há algum tempo tem conversado com o prefeito Eduardo Paes, com o presidente da Assembléia Legislativa (Alerj), Jorge Picciani, e com Francisco Dornelles sobre a situação e que o assunto foi tema de reunião no Palácio do Jaburu. "Estávamos todos nós, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, com o presidente Temer", disse.
Segundo Moreira, "a crise do governo Dilma é a raiz da situação financeira do governo do estado do Rio, na medida que é a mãe da recessão".
O secretário, que também é presidente da Fundação Ulysses Guimarães, cita ainda como motivos para a crise a queda na receita devido à baixa do preço dos royalties do petróleo e o escândalo da Petrobras, que afetou uma cadeia de empresas e causou desemprego no estado.
Reunião em Brasília
Na segunda-feira (20), está prevista em Brasília uma reunião com todos os governadores do país para discutir as dívidas do estado. Segundo especialistas, a medida de Dornelles pode ser seguida por outros estados que também vivem grave crise financeira.
Até este sábado, o Governo do RJ não havia dito o que, na prática, o decreto possibilita o estado fazer para tentar minimizar a crise. Dornelles falou apenas que tomará "medidas muito duras".
"O decreto tem o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade do Rio de Janeiro para os problemas que vive o estado e abre caminho para que tomemos medidas muito duras no campo da administração (...) Essas medidas, posteriormente, serão equacionadas", explicou.
'Total colapso'
Segundo o decreto, publicado no Diário Oficial do estado nesta sexta, o motivo é a "grave crise financeira", que impede o cumprimento das obrigações assumidas em decorrência da realização da Olimpíada e da Paralimpíada. "Os Jogos Olímpicos serão um sucesso. Nenhum país vai fazer um evento tão bem equacionado como o Brasil", declarou Dornelles.
De acordo com o texto, o governo teme um "total colapso na segurança pública, na saúde, na educação, na mobilidade e na gestão ambiental".
Veja a íntegra da nota de Moreira Franco:
"A crise do governo Dilma é a raiz da situação financeira do governo do Estado do Rio, na medida que é a mãe da recessão.

Como agravante, a queda no preço do petróleo baixou as receitas com royalties.

E o escândalo de corrupção na Petrobras envolvendo grandes empresas -- e consequentemente a quebra de cadeia de outras empresas pequenas e médias, fornecedoras das maiores -- joga milhares de trabalhadores do desemprego.

Já há algum tempo tenho conversado sobre esse quadro com o prefeito Eduardo Paes, com o presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani, e com o governador em exercício, Francisco Dornelles.

Tratamos do assunto nessa semana, em reunião no Palácio do Jaburu. Estávamos todos nós, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, com o presidente Temer.

Diante da ameaça concreta que a crise financeira provoca à realização dos jogos olímpicos e paralímpicos do Rio, o presidente Temer vai cumprir a sua parte, mas é necessário que o governador Dornelles também cumpra a sua, o que ele disse que fará, para que possamos retornar a tranquilidade social, a prestação adequada de serviços públicos e a confiança da população do nosso estado."
Fonte: G1

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários