Preço da energia elétrica deve subir 3,8% neste ano
O preço da energia elétrica deve subir 38,3%, de acordo com informações publicadas nesta quinta-feira (12) pelo Banco Central(BC). A nova previsão supera o número do mês de janeiro deste ano, quando a expectativa de aumento era de 27,6%. A estimativa faz parte da ata da última reunião doComitê de Política Econômica (Copom) do BC.
Segundo o Banco Central a elevação no preço da energia está relacionada ao repasse às tarifas do custo de operações de financiamento, contratadas em 2014, da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
No início deste ano, o governo anunciou que não pretende mais fazer repasses à CDE, quantia que antes estava estimada em R$ 9 bilhões. Em março, a conta de luz dos brasileiro já subiu 23,4% em média. A alta foi resultado da revisão extraordinária das tarifas aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Outros setores
A estimativa para a elevação do preço para a gasolina foi mantida em 8% pelo Copom, enquanto que a telefonia fixa deve ter queda de 4,1% em 2015. Em janeiro, o BC previa um aumento de 0,6% para o setor.
Segundo o BC, a hipótese de alta para a gasolina é um reflexo do aumento da tributação anunciada pelo governo recentemente, por meio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), do Programa Integração Social (PIS) e da Contribuição paraFinanciamento da Seguridade Social (Cofins).
Category:
0 comentários