Polícia do Rio prende suspeito de esquema milionário de ingressos da Copa

Plantão Ceará | 08:40:00 | 0 comentários

Ingressos
Whelan afirmou jamais ter conversado com Lamine Fofana, o franco-argelino preso apontado como líder do esquema
FOTO: DIVULGAÇÃO
A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (7), no luxuoso hotel Copacabana Palace, sede da Fifa no Rio, o homem suspeito de ser o principal fornecedor de ingressos para o esquema milionário de venda de entradas da Copa. Raymond Whelan é um dos diretores da Match, empresa sócia da Fifa que tem direitos exclusivos sobre a venda de pacotes para o Mundial.
Ainda em seu quarto, Whelan afirmou jamais ter conversado com Lamine Fofana, o franco-argelino preso apontado como líder do esquema. Segundo o delegado Fábio Barucke, há mais de 900 registros de ligações ou mensagens telefônicas entre Whelan e Fofana interceptados desde 20 de junho. 
Ligada ao sobrinho do presidente da Fifa,Phillip Blatter, a Match tem contrato com a Federação até 2023. Dentro da companhia, onde também trabalham seus dois filhos, Whelan é um dos executivos mais conhecidos e importantes. A operação representa o maior revés à Fifa durante uma Copa do Mundo, ocorrendo justamente quando a Federação se prepara para a semana mais importante do Mundial e às vésperas da chegada de vários chefes de Estado. 
 
 
O inglês Raymond Whelan, de 64 anos, será indiciado por dois crimes: associação criminosa e, com base no artigo 41-G do Estatuto do Torcedor, "fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao estampado no bilhete". "Ele é o principal fornecedor da quadrilha de Fofana", disse um dos inspetores que participaram da prisão do CEO da Match.
Apesar de ter sido preso na operação Jules Rimet, Whelan - por ser considerado o fornecedor - não será indiciado pelos mesmos crimes que os demais integrantes da quadrilha (atuação como cambistas, com associação criminosa e lavagem de dinheiro). Ainda assim, segundo o delegado Barucke, a associação criminosa se configurou pela ajuda que o suspeito deu ao grupo. As investigações continuam e outros sete integrantes da quadrilha estão sendo investigados. 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários