Desconto para economia de água passa a valer em 31 cidades de SP

Plantão Ceará | 18:03:00 | 0 comentários

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (31) que vai ampliar para 31 cidades da região metropolitana de São Paulo a partir desta terça-feira (1º) o desconto a consumidores que reduzirem em 20% o uso de água (Foto: Alex Falcão/Futura Press/Estadão Conteúdo)Governador de SP, Geraldo Alckmin, amplia área de desconto para quem economizar água (Foto: Alex Falcão/Futura Press/Estadão Conteúdo)
O governo de São Paulo anunciou que, a partir desta terça-feira (1°), vai ampliar para 31 cidades da Região Metropolitana o desconto aos consumidores que reduzirem em 20% o uso de água. Antes, o "bônus" de 30% no valor da conta só valia para moradores de 11 municípios de regiões abastecidas pelo Sistema Cantareira, que sofre com a falta d'água nos reservatórios.
"Apenas cinco [municípios da Região Metropolitana ficam de fora]: Guarulhos, Mogi das Cruzes, Mauá, Santo André e São Caetano, porque não são operados pela Sabesp", afirmou Alckmin.
De acordo com Alckmin, a política de bônus já contribuiu para a redução no consumo de água. O balanço da Sabesp aponta que 76% dos consumidores reduziram seus gastos, sendo que 37% destes conseguiram o desconto. Por outro lado, 24% aumentaram o consumo.
Com a ampliação da lista de cidades atendidas, cerca de 17 milhões de clientes podem ser beneficiados na região metropolitana. O objetivo, de acordo com a presidente da Sabesp, Dilma Penna, é passar de 4,1 para 6 metros cúbicos por segundo de economia de água.
O programa de bônus teve o seu pior desempenho entre os moradores de condomínios.  “A maioria tem um único medidor e as pessoas não têm contato direto com a fatura da água. É uma explicação, mas não é uma justificativa, porque nós estamos passando por um evento crítico inédito na história de São Paulo”, afirmou a presidente da Sabesp, Dilma Penna.
Seca recorde nos reservatórios
Nesta segunda-feira (31), o Sistema Cantareira chegou a um índice de 13,4%, 0,1% a menos que no domingo (30). Segundo a Sabesp, a água dos reservatórios abastece 8,1 milhões de pessoas nas zonas Norte e Central e em parte das zonas Leste e Oeste da capital, além dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul. O Cantareira atende, ainda, parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

Atualmente com 37,3% da capacidade, o Sistema Alto Tietê tem o nível mais baixo dos últimos dez anos para o mês de março. Segundo a Sabesp, desde dezembro as represas da região abastecem parte da Zona Leste da capital, que normalmente é atendida pelo Sistema Cantareira.
Municípios beneficiados (além da capital):
ArujáFerraz de VasconcelosPirapora do Bom Jesus
BarueriFrancisco MoratoPoá
Biritiba MirimFranco da RochaRibeirão Pires
CaieirasItapecerica da SerraRio Grande da Serra
CajamarItapeviSalesópolis
CarapicuíbaItaquaquecetubaSantana de Parnaíba
CotiaJandiraSão Bernardo do Campo
DiademaMairiporãSuzano
Embu das ArtesMogi das CruzesTaboão da Serra
Embu GuaçuOsascoVargem Grande Paulista
O Alto Tietê abastece 3,3 milhões de pessoas na Zona Leste da capital e nos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Mauá, Mogi das Cruzes, parte de Santo André e dois bairros de Guarulhos (Pimentas e Bonsucesso). De lá para cá, o sistema viu seu volume de água cair 11,3%. A Sabesp informou que, com a mudança, 1,6 milhão de pessoas passaram a receber água do Sistema Alto Tietê e também do Guarapiranga.
Dentre os sistemas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, o Sistema Guarapiranga foi o único que subiu nesta segunda-feira: foi para 77%, 0,5% a mais que o registrado domingo. A água, que vem das represas Guarapiranga e Billings, abastece 3,7 milhões de pessoas nas zonas Sul e Sudoeste da capital, segundo a Sabesp.
Desconto desde março
O governo estadual tomou a medida de emergência em razão do nível crítico do Sistema Cantareira, mas a decisão só foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin no dia 6 de março. Contudo, a Sabesp afirma que a produção de água do Cantareira continua em 14,65 m³/s, mesmo após o plano de emergência. A Sabesp não informou se há um tempo limite para uso dos recursos do Alto Tietê.
Outra medida estudada pelo governo para evitar o racionamento é a ampliação da transferência de outros sistemas para o Cantareira. Atualmente, o sistema Guarapiranga, que já transfere 1 metro cúbico por segundo, passará a fornecer mais 2,3 metros cúbicos por segundo a partir de setembro. Já o Alto Tietê já transfere 2,2 metros cúbicos por segundo e passará a transferir 2,6%. Além dessas transferências, o governo estuda fazer uma transferência 0,5 a 0,7 metros cúbicos por segundo do Sistema Riacho Grande, que atualmente não tem contribuído com o Cantareira.
O governo também propôs uma interligação dos reservatórios do sistema Cantareira com a bacia do Rio Paraíba do Sul, que abastece também cidades do Rio de Janeiro. Quando foi apresentada, a proposta provocou polêmica e deve ser discutida por equipes técnicas do Rio e de São Paulo nos próximos dias. “Não tem interferência prática para o Rio de Janeiro porque não se discute redução da vazão”, garantiu Alckmin.
Saiba como economizar
Para economizar água, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias. Veja abaixo:
- Tome banhos rápidos e feche a torneira ao se ensaboar;
- Lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboá-la;
- Não lave a calçada nem o quintal, use a vassoura;
- Ao lavar o carro, use um balde;
- Acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- Deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba.
Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp oferece um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e ministrado nos períodos da manhã e da tarde.
Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão.
Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência. Visite o site da empresa para conferir os endereços.
FONTE:G1

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários