Operação comercial da Linha Sul do Metrofor começa entre janeiro e março de 2014

Plantão Ceará | 15:13:00 | 0 comentários


O secretário de Infraestrutura do Ceará, Adail Fontenele, assegurou, nesta quarta-feira (02), que as operações comerciais da Linha Sul do Metrofor, que liga Fortaleza à Pacatuba, serão iniciadas no primeiro trimestre do próximo ano, possivelmente até o fim de janeiro. 

Comissão técnica de Belo Horizonte visitou obras do Metrofor e montagem de tuneladoras em Fortaleza Foto: Alex Costa

A data diverge ligeiramente da previsão do presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, que admite a possibilidade das operações iniciarem apenas em março. "Só podemos operar quando estiver tudo concluído. Os equipamentos de acessibilidade, por exemplo, são essenciais. Há ainda escadas rolantes, elevadores e tecnologia de bilhetagem por implantar", exemplificou Fortes.

O sistema será também integrado ao Bilhete Único, implantado pela Prefeitura da Capital, que prevê a cobrança de uma única passagem em um intervalo de até duas horas entre a descida do ônibus e o embarque no metrô. Contudo, ainda não foi divulgado o valor da passagem para quem embarcar diretamente em uma das estações da Linha Sul do Metrofor. 

"Para a Copa do Mundo vamos concluir as estações Padre Cícero e Juscelino Kubistchek, completando um total de 20 estações da Linha Sul até o fim de dezembro. Nós já fizemos um ensaio na Copa das Confederações. As Linhas Oeste e Sul trabalharam e colocamos vários ônibus que recebiam os torcedores a partir de algumas estações do Metrofor e os levavam até o Castelão. Isso é o mínimo que será feito", projetou Fontenele. 

O titular da Seinfra-CE assegurou ainda a expectativa de "contar já na Copa do Mundo também com a operação do VLT, que estamos planejando para dar certo. Nós tivemos dificuldades na parte das desapropriações. Vamos ter também algumas dificuldades na construção dos túneis mas ele deve estar funcionando na Copa do Mundo mesmo assim".

Novas tuneladoras devem chegar até dezembro
De acordo com o secretário Adail Fontenele, duas novas tuneladoras devem chegar da China até o fim deste ano para acelerar as obras do Metrofor. "No final de outubro, as outras tuneladoras serão testadas em Xangai e a partir daí serão desmontadas, vão para o navio e levam cerca de 45 dias para chegar".

Contudo, as tuneladoras que foram adquiridas previamente ainda aguardam para serem montadas. "Isso vai acontecer assim que a licitação for terminada. São quatro grupos disputando e os três primeiros estão com uma guerra na justiça. A gente espera que isso seja resolvido o mais rápido possível, mas não temos preferência por nenhum e nem poderíamos ter", justificou Fontenele.

Comissão de BH visita obras do Metrofor
O anúncio do início das operações comerciais acontecei durante visita de uma comissão de secretários, técnicos e consultores da Prefeitura de Belo Horizonte às obras do Metrofor. 

Havia a expectativa, para a presença do governador do Ceará, Cid Gomes, além dos prefeitos da capital mineira, Márcio Lacerda (PSB) e de Fortaleza, Roberto Cláudio, nessa inspeção. O prefeito belo-horizontino chegou a ter um encontro com Cid, na terça-feira (01/10) para conhecer a experiência cearense, mas os três cancelaram a visita prevista para esta quarta.  

A passagem do socialista Lacerda pelo Ceará, coincide com a saída do grupo de Cid do PSB e o ingresso no recém-criado PROS (Partido Republicano da Ordem Social).

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários