Fábrica de calçados encerra atividades em Aracati e demite 360 funcionários

Plantão Ceará | 15:10:00 | 0 comentários

Cerca de 360 funcionários da empresaCalçados Agabê foram demitidos no final de agosto após fechamento da fábrica em Aracati, a 150 km de Fortaleza. Construída em 1997 para fabricar calçados exclusivamente para exportação, a fábrica viu o número de pares produzidos cair drasticamente após a queda do dólar em 2003, fazendo com que a empresa mudasse o foco do empreendimento para o mercado interno no intuito de manter as atividade na cidade. A pauta foi sugerida por leitor do Diário do Nordeste através da ferramenta VCrepórter.
Setor calçadista apresentou um dos melhores resultados positivos da produção industrial cearense em 2013. FOTO: Divulgação. 
A indústria, que chegou a operar com 800 funcionários e fabricar 7 mil pares de calçados por dia, tornou-se a maior geradora de empregos da região e operava, no início das atividades, em sua capacidade plena. A estratégia deu certo durante os primeiros seis anos. Com a queda das exportações, a filial passou a fabricar também para o mercado brasileiro. As perdas com as vendas externas se agravaram a partir de 2007.
"Um incêndio provocou a destruição de 70% da estrutura da empresa. Entre as perdas podemos citar máquinas e 55 mil pares prontos para exportação", afirma a empresa através do setor de comunicação. "Até hoje nao recebemos o valor completo do seguro".
Após o sinistro, a fábrica reduziu a produção de calçados para 2 mil pares por dia, depois para 1,2 mil. Segundo a empresa, para que o empreendimento na cidade fosse rentável, a produção mínima teria que ser de, pelo menos, 3 mil pares. Com o fechamento da filial no Ceará, todas as operações foram concentradas na matriz da empresa em Franca/SP, onde opera desde 1945. A empresa é responsável por grande parte da produção de sapatos de marcas como a italianaHugo Boss.
Outras empresas estão interessada em comprar fábrica
A empresa informa que está tentando vender a estrutura do empreendimento e que 3 empresas, do mesmo segmento, se demonstraram interessadas na compra. A recente alta do dólar e esforços da Câmara Municipal de Aracati para apresentar soluções que justificassem a estadia da fábrica na cidade não foram o suficiente para manter a continuidade da produção de calçados pela Agabê.
O prefeito de Aracati diz que cerca de 4% da arrecadação mensal do município se devia à fábrica paulistana, entretanto, ele ressalta que novos investimentos estão sendo atraídos para a cidade. "Estamos construindo um polo industrial em Aracati e já estamos em negociação com 2 empresas do ramo calçadístico  do Rio Grande do Sul para que sejam instaladas filiais na cidade", explica. O prefeito afirma que a negociação com as empresas gaúchas conta com mediação de representantes da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede).
Segundo o prefeito, a construção dos galpões que vão abrigar tanto as novas indústrias calçadísticas como outros investimentos serão iniciadas após a resolução de impasses envolvendo a invasão dos terrenos destinados à instalação do polo industrial.
Setor possui um dos melhores resultados da indústria cearense
setor de calçados tem sido, em 2013, o grande destaque na área industrial no Ceará, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com julho de 2013, o setor foi o que mais contribuiu positivamente (35,8%) para o crecimento de 5,5% da produção industrial cearense no período. Segundo o IBGE, tal alta foi impulsionada, sobretudo, pelo aumento na produção de calçados de couro e de plástico, ambos de uso feminino.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários