Prefeitura retoma obras até o fim desta semana no Viaduto do Cocó

Plantão Ceará | 08:45:00 | 0 comentários

Roberto Cláudio revelou que está buscando, antes de reiniciar os trabalhos, esgotar os canais de diálogos
Mesmo com a permanência de manifestantes acampados no Parque do Cocó, o prefeito Roberto Cláudio afirmou, ontem, que a expectativa da gestão é reiniciar as obras de construção dos viadutos entre as avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Junior até o fim desta semana. Segundo ele, apesar de ter em mãos a ordem judicial que autoriza a retomada dos trabalhos, a gestão pretende, primeiramente, exaurir os canais de diálogo com o grupo que protesta contra o empreendimento.

O gestor afirmou que não houve a determinação de prazos para a saída das pessoas acampadas, há mais de um mês, no Parque e que nenhuma operação de retirada está em planejamento FOTO: WALESKA SANTIAGO

"Estamos dialogando para que a saída aconteça pacificamente, sem nenhum confronto. Esperamos que até sexta-feira, ao longo dessa semana, tenhamos uma solução para a situação", disse. O gestor declarou que, caso os manifestantes não demonstrem intenção de desocupar a área, será solicitado às instituições que estão intermediando as negociações, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e o Ministério Público Federal (MPF), que façam uma visita ao local juntamente à Prefeitura para a retomada as obras "de forma democrática".

Roberto Cláudio, no entanto, afirmou que não houve a determinação de prazos para a saída das pessoas acampadas no Cocó e que nenhuma operação de retirada está em planejamento. "Toda a nossa concentração está voltada para os canais de diálogo. Vamos enviar mais interlocutores nesta segunda-feira e aguardarmos, mas é importante lembrar que ninguém está acima da lei. A minha omissão é também um ato de prevaricação", disse.

Sobre as propostas apresentadas por entidades como alternativas aos viadutos, ele afirmou que as sugestões não foram elaboradas com precisão suficiente e não incluem medidas viáveis para substituir o empreendimento. "Os que foram apresentados são ideias conceituais, não projetos. Projeto é quando tem cálculos, medidas de áreas e nada desse tipo nos foi mostrado".

Planejamento
Em entrevista à Rádio Verdes Mares AM 810 na manhã de ontem, o gestor anunciou, ainda, que, a partir de setembro, terá início a elaboração de um planejamento urbano para Fortaleza em convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenado por urbanistas, engenheiros e juristas especializados em direito da cidade. Conforme Roberto Cláudio, o projeto irá abordar discussões e soluções para problemas referentes ao trânsito, às áreas verdes da Capital, à gestão de resíduos sólidos, à construção de equipamentos públicos, dentre outros pontos.

O prefeito destacou que o plano será o primeiro desenvolvido desde a década de 1950, e sua organização deve demorar dois anos para ser concluída. O trabalho será liderado pelo arquiteto e urbanista Fausto Nilo, mas, segundo Roberto Cláudio, toda a população poderá participar da elaboração do projeto, dando sugestões e apresentando propostas. "Nós precisamos planejar Fortaleza não só com técnicos, mas ouvindo as vozes das ruas, para que, a partir daí, a gente priorize para onde iremos e que tipo de cidade queremos", acrescentou o gestor.

VANESSA MADEIRAREPÓRTER

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários