Obras ainda não têm previsão de reinício

Plantão Ceará | 10:27:00 | 0 comentários

Prefeitura espera que os manifestantes deixem a área espontaneamente; mais pessoas chegaram ao acampamento ontem
Mesmo com a autorização do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) para a continuidade das obras no Parque do Cocó, ainda não existe previsão de quando os trabalhos serão reiniciados, de acordo com a assessoria de comunicação do Gabinete da Prefeitura de Fortaleza.

A passeata de ontem, que saiu da Praça Portugal, alarmou alguns dos acampados no Cocó, que temiam ação da Polícia. O local foi desocupado no último dia 8, mas os manifestantes voltaram após liminar da Justiça Foto: José Leomar

Embora o Parque do Cocó permaneça ocupado pelos manifestantes que são contra a construção dos viadutos entre as avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior, a Prefeitura não possui nenhum plano de retirada do acampamento.

"Esperamos que os manifestantes entendam que existe uma decisão judicial para a continuação da obra e saiam de lá espontaneamente. O prefeito Roberto Cláudio está aberto ao diálogo, mas a decisão da Prefeitura é se preocupar com o bem-estar da maioria da população", informa a assessoria de comunicação do Gabinete da Prefeitura.

Ocupação
A permanência dos manifestantes no parque ecológico foi motivo de confronto no último dia 8, quando uma operação da Guarda Municipal os retirou do local, permitindo o corte das árvores. Com a liminar concedida pelo juiz da 6ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará, Francisco Roberto Machado, que suspendeu a obra na sexta-feira (9), o acampamento voltou a ser montado na área.

O procurador-geral da República, Oscar Costa Filho, informa que a área da ocupação está sob litígio federal e, portanto, ações de retirada dos manifestantes devem ser decididas pela Justiça Federal. Ele reitera, contudo, que operações como a realizada na pela Guarda Municipal não podem se repetir, pois os casos de excesso de violência ainda estão sendo apurados pelo Ministério Público. "Existem maneiras de buscar soluções pacíficas para a desocupação que devem ser priorizadas no diálogo com os manifestantes", afirma.

Questionado sobre o caso de os ocupantes insistirem na permanência do parque ecológico mesmo depois da última decisão, que autoriza a obra, Valdetário Monteiro, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE), afirma que a decisão sobre ações de retirada dos manifestantes deve vir da mesma esfera judiciária, já que a determinação de continuidade das obras partiu do TRF5.

Acampamento
Enquanto o impasse continua, a ocupação permanece realizando atividades próprias no Parque do Cocó, que se encontra envolto por faixas e cartazes de protesto. No decorrer da tarde de ontem, era constante no acampamento a chegada de novos apoiadores do movimento.

A mobilização do Batalhão de Choque da Polícia Militar rumo à residência do prefeito Roberto Cláudio em prevenção contra a passeata que partiu da Praça Portugal alarmou alguns dos que estavam no Parque do Cocó. "Trouxe o meu filho para ensinar a proposta de uma cidade melhor que nós acreditamos, mas estou indo embora com ele, pois tenho medo do que a Polícia possa fazer. No acampamento temos, inclusive, idosos, que estão por uma boa causa, mas na hora da repressão, a polícia não liga para isso", opina a estudante Aline Cadore.

Até o fechamento desta edição, não houve nenhuma ação policial direta contra a área onde o acampamento está montado na tentativa de retirar os manifestantes.

RANNIERY MELOREPÓRTER 
FONTE:DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários