O secretário de Turismo de Fortaleza, Salmito Filho, afirmou que o projeto do Museu do Mar será resgatado, e a obra será iniciada em 2014. A obra foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer a pedido do então governador do Ceará Lúcio Alcântara , em 2003. O governador não teve autorização da prefeitura de Fortaleza para iniciar a obra.

De acordo com o projeto, o museu tem um formato octagonal, que lembra um diamante, e fica sobre o mar, suspenso sobre uma plataforma.  “O Museu do Mar tem tudo a ver com a nossa história, da nossa relação com o mar, relação histórica, cultural e econômica”, diz o secretário Salmito Filho.

“A obra está dentro do programa Cidade do Futuro. Esse programa, a nossa previsão é que ele seja aprovado até o mês de novembro. Nós podemos já licitar os projetos condicionando à aprovação do recurso e devemos iniciar a obra até maio ou junho de 2014”, detalha.

Segundo a Secretaria do Turismo, a obra deve iniciar em junho de 2014 e está avaliada em R$ 44 milhões. Ainda segundo o secretário, o museu deve abrigar obras que retratem a vida dos jangadeiros e a relação do povo cearense com o mar.