Oito bombeiros são indiciados no caso da boate Kiss

Plantão Ceará | 14:52:00 | 0 comentários

Oito bombeiros foram indiciados (apontados como suspeitos) em inquérito da Brigada Militar doRio Grande do Sul que apurou as circunstâncias do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria.
A investigação foi entregue hoje ao comando da corporação, que agora vai decidir se remete o caso à Justiça Militar. O incêndio na casa noturna, ocorrido na madrugada de 27 de janeiro, provocou a morte de 242 pessoas.
Os investigadores militares concluíram que um capitão, dois sargentos e três soldados do Corpo de Bombeiros cometeram falhas em inspeções da casa noturna feitas até 2011.
Segundo o inquérito, eles deixaram de cobrar dos responsáveis pelo estabelecimento o treinamento para situações de incêndio. A Brigada Militar, corporação ao qual os Bombeiros estão subordinados no Estado, diz que os funcionários deveriam passar por cinco horas-aula de treinos.
A investigação também considerou que a inspeção não constatou irregularidades na central de gás da casa noturna. O inquérito indiciou ainda o sargento Roberto Flávio da Silveira e Souza, que atua em Santa Maria, por omitir sua participação na gestão de uma empresa que faz planos de prevenção de incêndio.
Essa empresa chegou a prestar um serviço na boate Kiss, mas, segundo a brigada (a PM gaúcha), não há uma relação direta com a tragédia. O tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, que foi afastado do cargo de comandante regional em março, também foi indiciado.
Segundo a investigação, ele deixou de tomar providências sobre a situação do sargento Roberto. O inquérito da brigada concluiu que não houve falhas dos bombeiros no resgate do incêndio.
A Polícia Civil gaúcha, em investigação encerrada há dois meses, apontou que a equipe de resgate falhou ao permitir a entrada de civis na boate em chamas e recomendou a punição dos responsáveis. A investigação militar abordou apenas a atuação dos bombeiros na tragédia.
O inquérito da Polícia Civil apurou a administração da casa noturna e supostas falhas da prefeitura no caso. A reportagem ainda não conseguiu falar com os citados pela Brigada Militar.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários