Ceará é terceiro estado com maior estoque de oxigênio, indica painel de monitoramento da Anvisa

Plantão Ceará | 15:18:00 | 0 comentários

 




Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a disponibilizar um painel que permite verificar a produção, o consumo e a distribuição de oxigênio nos estados brasileiros. Os dados são fornecidos pelas empresas fabricantes, envasadoras e distribuidoras de oxigênio medicinal. A Anvisa começou a divulgar essas informações a partir dessa terça-feira, 23.

No mesmo dia em que a plataforma foi ao ar, o Ministério da Saúde informou à Procuradoria Geral da República (PGR) que Ceará, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Amapá e Rio Grande do Norte estão com estado crítico para falta de oxigênio hospitalar.

No site, são disponibilizadas duas telas para consulta, com informações separadas por estado. Na primeira são consideradas fabricação e demanda de oxigênio por metro cúbico. O Ceará está em terceiro lugar e possui 134 mil de m³ de oxigênio em estoque. O primeiro lugar é do Amazonas, que possui cerca de 1 milhão em metros cúbicos. O segundo lugar é São Paulo, com 148 mil m³. No começo do dia, São Paulo estava atrás do Ceará.

A segunda parte do levantamento são informações das envasadoras do produto, maquinário que comprime e armazena o oxigênio em cilindros. Quando considerado o envase do oxigênio em cilindros, São Paulo está em primeiro no ranking, com 1,18 milhão de metros cúbicos. O Estado de São Paulo é seguido pelo Ceará, com 1 milhão de m³ e Minas Gerais, 875 mil de m³.

A proposta do painel é ser uma ferramenta para acompanhamento de possíveis desabastecimentos do mercado. O acompanhamento serviria para planejar ações preventivas, em médio e longo prazo. As informações disponíveis sempre tratam de um cenário fixo que considera um período de sete dias anteriores. Para conferir o gráfico com os dados clique aqui.

Além disso, a Agência afirma que eventuais dados de estoque zerados podem ocorrer devido à ausência de fornecimento de informações por parte das empresas ou por inexistência de empresas no estado. "Assim, estados como o Acre, onde não existem empresas produtoras, não constarão no painel", comenta Anvisa.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários