La Niña pode perder força e alongar estiagem no CE, diz Funceme

Plantão Ceará | 09:15:00 | 0 comentários

Um fenômeno que influencia as chuvas no Ceará, o La Niña, pode "perder forças" entre março e abril do próximo ano. Isso pode resultar no sexto ano seguido de seca. Essa é a análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 
Os dados da Funceme mostram que, nos próximos meses, as chuvas só estão sendo esperadas para dezembro e janeiro, com a pré-estação. "Ela começa normalmente com chuvas no sul do estado: região do Cariri e vizinhanças. Então para dezembro e janeiro esperamos, como pré-estação, chuvas nesta região”, explica o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.
A Funceme ainda não sabe dizer se 2017 vai ser um ano de chuvas fortes ou seca. Havia a expectativa de que o fenômeno pudesse melhorar o quadro. As previsões, entretanto, não animam os meteorologistas.

"Existe ainda a possibilidade de que o fenômeno possa ter uma vida mais curta e possa, por exemplo, não mais existir por volta de meados de março do ano que vem. Então o efeito benéfico que ele traria a gente pode não contar com ele, diante dessa possibilidade”, analisa o especialista.
Situação hídrica
Ceará tem hoje 89 açudes com menos de 10% da capacidade.

Esse cenário 
uma preocupação a mais para quem já sabe o que é viver sem água. A dona de casa Ana Célia Alves está há vários dias sem água em casa, onde mostra que há vasilhas secas e sujas. "Há vários dias não temos sequer um farelo de água. Nem para gente cozinhar”, conta, desapontada.
O Açude Jaibaras com 11% foi o que afetou o fornecimento de água para alguns moradores da cidade de Sobral. É o que conta o  assessor do Serviço de Água e Esgoto da cidade (Saae), Jocélio Neves.
"Infelizmente ocorreu uma queda no nível de água do Rio Jaibaras, o que acabou prejudicando o fornecimento de água na cidade. Esse trabalho já foi normalizado, tanto a adutora como o nível de água está normalizado", assegurou.
A falta de água não restringe a Sobral. Milhares de famílias sofrem com a falta de água em todo o Ceará. Já são cinco anos seguidos de estiagem. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) dos 153 açudes cearenses monitorados, 89 estão com volume abaixo de 10%. Parte do Ceará atingiu o nível de seca excepcional. É o mais drástico na escalada estiagem da Agência Nacional das Águas (ANA).
No Ceará, devido à seca, associação faz bingo de poço profundo (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)No Ceará, devido à seca, agricultores sofrem com a falta de água (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)









Fonte:G1


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários