IPVA terá redução de até 37% em 2014, afirma Sefaz

Plantão Ceará | 14:27:00 | 0 comentários


Atualizada às 13h50
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2014 terá uma redução média de 10,92% sobre a tabela realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) - base de cálculo do imposto -, conforme divulgou, na manhã desta terça-feira (17), o titular da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), João Marcos Maia. Em alguns casos, conforme as regras apresentadas, a redução no tributo pode chegar a até 37%.
Contribuintes dispostos a quitar o imposto todo de uma vez terão desconto de 5% FOTO: Arquivo Diário
"A redução média será em 10,92% contemplando todos os veículos. É uma redução maior do que a pesquisa realizada pela Fipe, porque fazemos uma adequação com o Sindicato de Revendedores de Veículos", explica o titular da pasta.
Determinantes em relação ao valor a ser cobrado do imposto, as alíquotas de cálculo do IPVA foram mantidas e continuam em 2,5% para automóveis - "carros, caminhonetes, caminhonetas e utilitários" - e embarcações; 1,5% para aeronaves e 1% para caminhões e motocicletas de até 125 cilindradas (desde que os proprietários delas não tenham cometido infrações de trânsito, caso contrário será de 2%).
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Ceará (Sindivel), Everton Fernandes, a tabela anunciada pela Sefaz-CE está abaixo do valor praticado no mercado atualmente, pois a redução pode até ser maior que 10.92%. "Nós acreditamos que nenhum usuário vai questionar esse valor, porque ele está abaixo do valor de mercado. Temos uma redução até maior do que está sendo anunciada pela Secretaria. Porque ela está tendo como base o valor anunciado no ano anterior e a gente está analisando o valor de mercado".
Os boletos serão enviados a partir deste mês, mas diferentemente dos anos anteriores, somente 49% dos contribuintes terão acesso ao papel em casa. 44% dos contribuintes terão o boleto exclusivamente pela internet, através do site da Sefaz. Outros 7% podem retirar o papel para pagamento nas células de Execução da Administração Tributária (Cexat). Os boletos estarão disponíveis no site a partir do dia 2 de janeiro. 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários