Entidade recruta voluntários para trabalho com pacientes

Plantão Ceará | 10:46:00 | 0 comentários

A Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ) promove, no próximo dia 18, a festa de Natal dos internos na própria unidade. A entidade também desenvolve outros projetos, como cursos de capacitação para pacientes e familiares.

Associação é dedicada a portadores de HIV/Aids, procurando diminuir o quadro de sofrimento dessas pessoas

A Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ), que existe há 20 anos, está precisando de mais ajudantes. A entidade trabalha com portadores de HIV/Aids, tentado proporcionar bem-estar e dignidade. Além dos pacientes internos no hospital, também são atendidos diariamente pessoas que vão até a casa de retaguarda clínica, local de apoio que disponibiliza leitos e alimentação.

Entretanto, a Casa de Retaguarda encontra-se fechada devido à falta de recursos. "A Prefeitura de Fortaleza repassou a verba de 2012 agora em 2013 e, por isso, conseguimos quitar as pendências apenas recentemente", esclarece o presidente da Associação, Jorge Gomes Marinho.

Hoje, a entidade conta com cerca de 50 voluntários, mas que ainda não são suficientes para atender à demanda. "Precisamos de duas pessoas por turno, de domingo a domingo", explica Jorge Marinho. A atividade realizada dentro do Hospital São José é executada pelo Grupo de Apoio Girassol, um núcleo da AVHSJ.

Para Jorge Marinho, o ideal seria um grupo de 80 auxiliares, para que em todos os horários houvesse equipe suficiente para atender os pacientes necessitados. Por isso, é preciso que mais cidadãos abracem esta causa.

No próximo dia 18, às 16h, será realizado o Natal dos pacientes que estão internados. Em boa parte das vezes, são abandonados pela família, tendo apenas os funcionários, enfermeiros, médicos e voluntários.

Durante a comemoração, acontecerá sorteio de presentes entre os pacientes, com o intuito de amenizar o sofrimento e trazer mais alegria. A festa ocorrerá no próprio hospital. A entidade ainda pede a doação de dois fogões e um gelágua para serem sorteados durante o evento.

A AVHSJ também desenvolve outros projetos, como o curso de corte e costura para capacitar os portadores de HIV e familiares, além de pintura em tecido, cozinha-escola e inclusão digital.

Atendimento

São atendidos em média 1.600 pacientes por mês pela entidade. Ainda há pessoas que procuram a associação por meio do Hospital. Muito mais que doação de alimentos, na associação, é oferecida a atenção e dedicação dos voluntários. "Têm pessoas que vêm aqui só pra desabafar, só para serem escutadas", conta Jorge Marinho. Diversas vezes, a própria família rejeita o portador de HIV, deixando-o desamparado e sem ter a quem recorrer.

Criada em 1993, a AVHSJ procura minimizar o quadro de sofrimento das pessoas que contraem o vírus HIV. Durante todo esse período, os voluntários tentam suprir todas as necessidades dos portadores da doença, como alimentação, transporte, medicamentos, auxílio emocional e formação profissional.

Requisitos

Para trabalhar na associação, a única exigência é ter 18 anos completos. Mas Jorge Marinho adverte que, para ser um voluntário, é preciso que a pessoa esteja realmente interessada. "Muita gente tem procurado o Grupo de Apoio Girassol só pra enriquecer o currículo, passa um ou dois meses e vai embora", lamenta.

Quando um novo voluntário entra no grupo, ele passa por uma capacitação de seis dias. Receberá informações sobre a Aids, mortes e perdas de pacientes, ética, o que consiste ser um voluntário e as doenças oportunistas (todas que são consideradas como risco para os portadores de HIV). Além disso, esclarecerão como deve ser o comportamento dentro do local e principalmente acerca da discrição de que é preciso.

Jorge Marinho conta que o trabalho voluntário ensina a dar mais valor à vida. "Ver aquela pessoa lá lutando para viver é energizante, saio acreditando mais na vida e no ser humano", enfatiza.

O presidente acrescenta que muitas pessoas deixam de fazer essas ações por medo. Entretanto, quem se encontra fora do hospital é quem representa um risco muito grande para os internos. "Às vezes, nós é que somos o agente infectante. Precisamos isolar o paciente da gente e não o contrário", afirma.

Mais informações

Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ)
Telefone: (85) 3492-2939
Site: http://avhsj.com.br/

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários