Espigão terá novo projeto para evitar vandalismo

Plantão Ceará | 15:47:00 | 0 comentários

Depois de consertar e recuperar diversas vezes a iluminação, a Prefeitura resolveu fazer mudanças
O que deveria ser um ponto para reunir turistas e cidadãos de Fortaleza em busca de lazer se transformou num local marcado pelo abandono e o medo. O Espigão localizado no fim da Rua João Cordeiro, na Praia de Iracema está totalmente depredado.

Dezenas de luminárias foram roubadas ou estão quebradas, tornando inviável o acesso durante a noite. Os frequentadores evitam o local mesmo durante o dia com medo de assaltos e relatam que a área é utilizada para o consumo de drogas Foto: José Leomar
Dezenas de luminárias foram roubadas ou estão quebradas, tornando inviável o acesso durante a noite. Sem solução para o vandalismo, a Prefeitura de Fortaleza promete alterar o projeto do local para dificultar a ação de marginais.

Segundo o responsável pela Coordenadoria Especial de Iluminação Pública da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Alfredo Serejo, a mudança na arquitetura do espigão foi motivada pelo vandalismo recorrente no local.

"Ao percebermos que toda vez que fazíamos a reposição das luminárias as mesmas eram novamente furtadas ou quebradas, resolvemos desenvolver um novo projeto", diz. Com as mudanças, serão implantados refletores nos três mirantes distribuídos ao longo do espigão, colocados sobre postes de 12 metros de altura. "Dessa maneira, pretendemos dificultar a ação dos vândalos e aumentar o alcance da luz", explica Alfredo Serejo.

De acordo com ele, os cálculos para a instalação dos postes estão sendo feitos e até o fim de novembro, quando a iluminação deverá estar concluída.

Levantamento
Desde janeiro de 2013 várias luminárias foram substituídas, afirma a SCSP. No último levantamento da Secretaria, das 128 luminárias projetadas, 39 estavam vandalizadas. O órgão municipal chegou a registrar um Boletim de Ocorrência relatando os furtos. 16 delas foram recuperadas pela Guarda Municipal, mas todas muito danificadas.

Próximo à entrada do local, há um posto policial com dois agentes. Com isso, "a gente fica com um pouco menos de receio", disse uma frequentadora que não quis se identificar. Ela afirmou que vai ao espigão porque fica perto da casa dela, mas só se arrisca no local por causa da presença da PM. Contudo, ela reconhece que o local não é seguro e muito jovens vão ao espigão consumir drogas. "O turista fica com medo", conclui.

A manutenção do local é feita diariamente pela equipe responsável por toda a extensão da Avenida Beira-Mar e da Praia de Iracema. Para evitar pontos de escuridão durante a noite, luminárias foram intercaladas em toda a extensão. Contudo, mais uma vez os equipamentos foram quebrados ou furtados.

Em maio, o Diário do Nordeste esteve no espigão e constatou pichações, sujeira, obras inacabadas e problemas na iluminação. Em setembro, um turista foi baleado por dois assaltantes no local, mesmo com a presença da Polícia Militar a poucos metros.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários