Detran volta às atividades com fila e demora no atendimento

Plantão Ceará | 14:31:00 | 0 comentários


No primeiro dia de trabalho dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) após o fim da greve que durou 27 dias, muita gente foi à sede do órgão, no bairro Maraponga, para resolver problemas que ficaram pendentes durante a paralisação.

Filas no Detran começaram tímidas, mas foram crescendo durante o dia. FOTO: WILSON MEDEIROS
Quem chegou cedo ao local considerou o tempo de atendimento razoável, mas, à medida que a fila crescia, o serviço se tornava mais lento e as primeiras reclamações começaram a aparecer. Com duas horas de expediente, apenas 15 pessoas haviam sido atendidas.
Um dos que não estavam satisfeitos com o atendimento era o autônomo Pedro Januário. Ele foi ao Detran para liberar seu carro, que havia sido apreendido, e ficou irritado com a demora. "Isso é uma humilhação que a gente passa. A gente chega cedo, sai tarde e, às vezes, nem consegue ser atendido. Não tem condição", reclamou, dizendo estar no local desde as 6h.
O motorista Ricardo Bruno chegou ainda mais cedo. Ele acredita que nem todos que estão na fila serão atendidos nesta quinta. "Tá lento demais, o atendimento. Estou aqui desde as 5 e meia da manhã. A gente paga tudo direitinho, como eles pedem, e ainda sofre pra ser atendido. Tem muita gente que está lá fora, que também paga tudo direitinho e que eu tenho certeza que não vai conseguir atendimento", opinou.
Gestor do órgão prevê 15 dias para normalização dos serviços
O superintendente do Detran, Igor Ponte, acredita que em 15 dias o atendimento ao público estará normalizado. O gestor também disse estar aguardando que o sindicato forneça a lista dos servidores que participaram da greve para definir como será a reposição dos dias parados. "Na segunda-feira (18), o sindicato do Detran vai nos entregar a lista dos servidores que vão fazer opção em repor os dias parados em vez de terem o prejuízo na folha. Quando nós tivermos esse volume de pessoas, faremos as escalas para poder fazer a programação das áreas de exames de direção, que foram as mais prejudicadas", explicou.
Igor tranquiliza as pessoas que têm pendências com o órgão, informando que os prazos que se venceram no período da greve serão prorrogados por 30 dias, contando a partir desta quinta-feira (14) "Todos os prazos estão sendo prorrogados por 30 dias a partir de hoje. Então, não é necessário corre-corre, não precisa todo mundo correr ao Detran e quem tiver prazo vencido pode ficar tranquilo porque não vai pagar nenhuma multa", afirmou.
Exames de direção só retornam na próxima segunda e funcionarão em 3 turnos
Ponte informou também que o único serviço que ainda não retornou foram os exames de direção. Segundo o superintendente, as atividades voltarão apenas na próxima segunda-feira e funcionarão nos 3 turnos. "Os exames de habilitação retormarão a partir de segunda-feira, pois é necessária a programação junto às auto-escolas. As auto-escolas estão fazendo a relação dos seus alunos e fazendo a marcação das datas para que, a partir de segunda-feira, retorne a funcionar o serviço prático de direção. O Detran vai funcionar, a partir da próxima semana, em 3 turnos: de manhã, de tarde e de noite, pra que esse prejuízo seja recuperado o mais rápido possível. Esses 3 turnos vão funcionar apenas para os exames de prática de direção, porque foram os mais prejudicados", finalizou.
Presidente do Sindetran faz balanço positivo da paralisação
A presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), Eliene Uchoa, avaliou como positiva a paralisação de 27 dias dos servidores do órgão. "Estamos satisfeitos porque foi a retomada das negociações. Desde o começo, nós dissemos que queríamos dialogar e finalmente chegamos a um entendimento. Temos o compromisso do governo do Estado de retomar as negociações de 10 a 15 de fevereiro de 2014, com participação da Assembleia Legislativa, para que possamos discutir a implementação do plano de cargos e carreiras e salários dos servidores do Detran", avaliou.
Eliene também disse que todos os funcionários que participaram da greve já retomaram suas atividades."O que nós combinamos na assembleia é de que todos os servidores retomariam suas atividades já nesta quinta-feira (14). A gente acordou com o superintendente para que haja reposição de acordo com as necessidades do próprio órgão e dos setores que foram mais afetados, que são as áreas de exames, a fiscalização, o departamento de registro e a fiscalização de trânsito e transportes. Nós vamos fazer essa relação (funcionários que participaram da greve) e segunda-feira deveremos ter um novo entendimento com o supervisor", concluiu.


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários