Agentes penitenciários protestam em frente ao prédio da Sejus

Plantão Ceará | 12:47:00 | 0 comentários


Agentes penitenciários e candidatos reservistas de concurso realizado em 2011 protestaram em frente à Secretaria de Estado da Justiça(Sejus) na manhã desta terça feira (5), em Fortaleza. Os manifestantes reclamam da falta de estrutura nas cadeias públicas da Capital e no Interior do Estado e de equipamentos de trabalho e a insegurança de agentes e detentos dentro das unidades. Eles pedem aconvocação imediata dos 924 candidatos do cadastro de reserva. 
Manifestantes se reuniram em frente ao prédio da Sejus às 9 da manhã FOTO: Flávio Augusto
"Precisamos de 2500 agentes penitenciários para que possamos viabilizar os projetos do Estado, e ainda não temos esse quantitativo", afirmou o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE), Valdemiro Barbosa.
De acordo com o diretor financeiro da Sindasp-CE, Nathanael Andrade, o Estado possui 40 cadeias públicas sem agentes penitenciários, das quais a maioria funciona através do trabalho de terceirizados que, segundo ele, torna a segurança das unidades menos efetiva. "A coibição de materiais ilegais acaba sendo menor, enquanto a insegurança dentro das penitenciárias acaba provocando fugas e mortes dos detentos", relata.
Em reunião realizada no dia 1º de agosto, a categoria e o governador Cid Gomes discutiram sobre a convocação dos 924 candidatos do cadastro de reserva do último concurso realizado em 2011. "O governador prometeu para a gente que os 924 seriam contemplados", afirma Nathanael. "O governo do Estado investiu mais de R$ 11 milhões para o treinamento e capacitação de candidatos e até agora nenhum foi selecionado".
O candidato a uma das vagas Paulo Sérgio afirma que está há quase 2 anos esperando a contemplação. "O governador precisa reconhecer que o sistema penal está precisando de novos agentes para a manutenção da segurança", disse.
A secretária da Sejus, Mariana Lobo, terá uma reunião com o governador Cid Gomes para discutir os problemas da categoria no dia 11 deste mês. A reportagem entrou em contato com a secretaria, mas não obteve posicionamento acerca da manifestação até a publicação desta matéria.
No dia 16, a Sindasp se reunirá no Seminário da Prainha para realizar uma avaliação do movimento.


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários