61% vão comprar pela web no Natal

Plantão Ceará | 09:08:00 | 0 comentários

Crescimento da preferência comprova o acesso das classes C, D e E brasileiras à nova experiência online
As plataformas online serão o principal canal de compra do consumidor brasileiro durante este Natal. Essa é uma das diversas mudanças observadas nos hábitos dos consumidores em um levantamento realizado pela Deloitte. De acordo com a pesquisa, 64% dos participantes apontaram a internet como meio mais utilizado, 61% responderam que vão comprar nas lojas de departamento e 56% indicaram os shoppings.

Período considerado de altas vendas tem início hoje, com a participação de lojas físicas e online na Black Friday, evento realizado no Brasil e em vários países com ofertas e descontos atrativos aos consumidores Foto: JL ROSA

De acordo com o sócio-líder da Deloitte para o atendimento às empresas do setor varejista e responsável técnico pela pesquisa, Reynaldo Saad, a preferência pelas compras online tem disseminado por todas as classes sociais. "A internet tem se mostrado uma onda crescente para o varejo nos últimos anos. Este crescimento comprova o acesso das classes C, D e E à experiência de compra pelo meio eletrônico, bem como reflete as novas exigências e demandas dos consumidores emergentes", explica.

Sobre os motivos que os levam a realizar as compras no ambiente online, 73% dos consumidores disseram ser devido aos preços mais baixos, 53% pela praticidade, e 51% destacaram o frete grátis.

Mídias sociais atraem
A exposição de produtos nas mídias sociais também ganhou destaque na pesquisa, quando 28% dos entrevistados afirmaram que utilizarão a ferramenta como parte do seu processo de compras de Natal. Em 2012, 22% dos consumidores estavam neste perfil. Uma parcela de 47% afirmou ainda não utilizar a plataforma. O maior percentual de pessoas que afirmaram optar pelas mídias sociais para esta finalidade está nas classes D e E, com 40% das respostas.

Em relação à finalidade das mídias sociais na hora de decidir o que comprar, 22% responderam que leem opiniões ou recomendações de produtos ou lojas na plataforma, 16% utilizam para pesquisar preços e 14 para obter ideias de presentes.

Black Friday
As promessas de boas vendas pela internet vão além do Natal e já têm início hoje, última sexta-feira de novembro, por meio da Black Friday. O evento tem origem americana, onde a maior participação era de lojas físicas, e vem tomando grandes proporções por meio dos sites de vendas pela web no Brasil.

No Walmart.com, por exemplo, a Black Friday começou na noite de ontem ofertas e descontos de até 70%. Em 2011, a empresa movimentou R$ 100 milhões em vendas online e pretende ultrapassar este valor.

Os sites CasasBahia.com.br, Extra.com.br e Pontofrio.com também entraram na onda de promoções e descontos em produtos recém lançados. As empresas vão disponibilizar na página de cada produto o Descontômetro, uma ferramenta que possibilita o cálculo da economia em compras durante o evento, divulgando o histórico de preço daquele produto nas duas últimas semanas.

O MagazineLuiza.com participa da edição 2013 da Black Friday oferecendo até 70% de descontos nos produtos. São mais de três mil itens em oferta, que variam desde eletrônicos a móveis, passando pelos setores de perfumaria, brinquedos, informática, entre outros.

Lojas físicas
Se por um lado as compras pela internet ganham destaque eventualmente, por outro, as lojas físicas não medem esforços para proporcionar benefícios semelhantes aos clientes.

Em Fortaleza, os ofertas nas lojas do Extra terão duração de 26 horas e promoverá descontos nas seções de mercearia, perecíveis, Eletro, Têxtil, Bazar, além de itens sazonais de Natal. Todas as lojas de hipermercado funcionarão durante a madrugada.

Na rede TendTudo deu início às ofertas desde ontem e deve permanecer durante todo o dia de hoje. Além das lojas físicas, a empresa também preparou uma plataforma virtual via smartphones que também traz dicas sobre reformas e construções.

"Black Fraude"
Reclamações sobre falsos descontos circulam na internet desde ontem, quando internautas denunciaram empresas que aumentaram os preços dos produtos antes do início do evento.

Evite problemas
Compare preçosFaça a comparação dos preços dos produtos em oferta com os de outra loja. Tenha atenção às especificações de cada mercadoria para fazer uma comparação justa.

DenuncieCaso encontre alguma promoção com falsos descontos, faça a denúncia no link "Reclame Aqui", no site oficial da Black Friday (www.blackfriday.com.br). O Procon também receberá denúncias.

Evite horários de picoOpte por não comprar nas duas primeiras horas, quando o acesso ao site entra em congestionamento devido ao grande número de usuários. Segundo os organizadores, o período entre 12h e 14h também é considerado horário de pico. 

Fonte:DN

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