Petroleiros fazem greve no dia do aniversário da Petrobras

Plantão Ceará | 16:50:00 | 0 comentários


A Federação Única dos Petroleiros (FUF) informou que a adesão à greve de 24h programada para esta quinta-feira, dia em que a Petrobras completa 60 anos, está em cerca de 80% nas unidades que operam em turnos (plataformas, terminais) e 50% nos prédios administrativos.
A Petrobras não soube informar imediatamente se as plataformas da empresa haviam sido afetadas pela greve. FOTO: FABIANE DE PAULA
De acordo com o coordenador da Fup, João Antônio de Moraes, o protesto tem como principais motivações a luta contra o Projeto de Lei 4.330, o chamado projeto de lei da terceirização; a suspensão do leilão do campo de Libra, o primeiro do pré-sal que será leiloado; e o dissídio da categoria, até hoje sem resposta da direção da Petrobras.
Segundo Moraes, a categoria é uma das mais afetadas pela terceirização de funcionários. Dados da Fup informam que profissionais terceirizados têm 5,5 vezes mais chance de morrer em um acidente de trabalho do que os efetivos no setor do petróleo. Moraes informou que a greve de hoje não tem por objetivo parar a produção da estatal, apenas marcar a posição dos trabalhadores em relação a essas três questões.
Na parte da tarde, um "showmício" será realizado na Praça XV, Centro do Rio, com a presença da cantora Beth Carvalho. "A greve está forte e vamos continuar protestando, mas com festa porque o nosso povo é assim, comemora protestando", afirmou.
Reivindicação
A categoria está reivindicando 5% de aumento real pelo dissídio de setembro e a suspensão imediata do leilão de Libra, que segundo a Fup, deveria ser entregue direto à Petrobras.
A Petrobras não soube informar imediatamente se as plataformas da empresa haviam sido afetadas pela greve e também não comentou os protestos dos trabalhadores ao longo do dia de aniversário da empresa.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários