Motoristas e cobradores de vans do transporte alternativo em Fortaleza cogitam entrar em greve

Plantão Ceará | 19:04:00 | 0 comentários


Motoristas e cobradores de vans que cobrem as linhas de transporte alternativo em Fortalezacogitam entrar em greve a partir de 0h da próxima segunda-feira (7). Os trabalhadores reivindicam da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cotraps), que dirige o transporte alternativo da Capital desde o fim de 2012, diversas demandas, dentre elas a assinatura da carteira de trabalho de todos os profissionais da categoria, pagamento de horas extras pendentes, além de banheiros no fim das linhas e mais segurança para motoristas, cobradores e fiscais.
Categoria informou que aguarda o prazo de 72 horas para aderir a greve Foto: Arquivo
Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Transporte Alternativo de Fortaleza (Sintraafor), Valdênio Aguiar, a Cotraps está descumprindo acordo coletivo realizado em assembleia entre sindicato e cooperativa. "Eles nos pagaram as horas extras devidas no mês de agosto. Já no mês de setembro, não pagaram as horas extras e ainda descontaram o que haviam nos pago em agosto, alegando que houve um erro no pagamento. A cooperativa também não está nos dando o valor de R$ 40 do fundo de caixa, para que possamos ter troco para passar no início das viagens. Além disso, eles foram obrigados pelo Ministério Público a assinar a carteira de todos os trabalhadores, mas, até o momento, ainda não assinaram a carteira de todos", disse, alegando que, de 1280 trabalhadores, apenas 600 estão trabalhando com carteira assinada.
Ainda de acordo com Valdênio Aguiar, o movimento grevista está seguindo todos os trâmites legais. "Já publicamos nosso edital em jornais de grande circulação, já comunicamos a situação a Etufor e agora estamos aguardando o prazo de 72 horas. Se a Cotraps não pagar o que nos deve, nem resolver os nossos problemas internos, iremos paralisar nossas atividades na meia noite de segunda-feira", afirmou.
Cooperativa desconhece dívida e diz que precisa de tempo para atender demandas
O diretor financeiro da Cotraps, João Alfredo, disse que o dinheiro que foi descontado dos trabalhadores no mês de setembro foi fruto de um pagamento errado efetuado no mês anterior. "A acusação de que fizemos um desconto arbitrário no salário deles é totalmente infundada. Na verdade, o que houve foi um valor pago a mais em horas extra que, no mês passado, acabou gerando este desconto", explicou.
O diretor da cooperativa se diz tranquilo com a situação e diz que o grupo insatisfeito é apenas uma minoria. "É apenas um pequeno grupo querendo atrair atenção. Uma pequena fatia. Mas nós (Cotraps) estamos tranquilos, pois temos todos os comprovantes de que estamos pagando tudo corretamente", disse.

A assessoria de comunicação da cooperativa também falou sobre as outras demandas pleiteadas pelos trabalhadores. Segundo o órgão, a Cotraps está passando por um processo de adequação, pois só passou a gerir a categoria no final do ano passado. A entidade reconhece que existem problemas com alguns banheiros, mas diz que tudo será resolvido e pede apenas um pouco de paciência dos topiqueiros.
Com relação ao problema dos trabalhadores sem carteira assinada, a assessoria afirma que os trabalhadores de 7 das 16 linhas de transporte alternativo já estão com a documentação e que,até dezembro, toda a categoria estará regularizada.


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários