Liberação definitiva de terreno da Refinaria Premium deve sair até fim do mês

Plantão Ceará | 16:48:00 | 0 comentários


A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, anunciou nesta quinta-feira (03), durante vista ao Ceará, que será assinado, até o fim deste mês, o termo de compromisso para a liberação do terreno em que será implantada a Refinaria Premium II.  O equipamento será instalado no Pecém, em São Gonçalo do amarante, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, governador Cid Gomes e o diretor de abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, confirmaram liberação do terreno para a Refinaria Premium II Foto: Natinho Rodrigues
As dificuldades na cessão de uma área de 543 hectares, de posse da comunidade indígena Anacés, para a Petrobras estavam entre os principais entraves para o início das obras. No total, o empreendimento ocupará uma área de 1.940 hectares.

"O cercamento já foi iniciado, até o dia 31 será assinado o termo de compromisso com as comunidades indígenas e em abril de 2014 começam as licitações para a construção da Refinaria", projetou a ministra, que em Fortaleza se reuniu com o governador Cid Gomes e com o diretor de abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza .

"Hoje discutimos que tipo de intervenções podem ser antecipadas e acertamos reuniões mensais entre a Petrobras e o Governo do Estado para que todas as questões que precisam ser equacionadas possam ser feitas com rapidez. Por exemplo, a Petrobras está de namoro com aSinopec e vamos ver se segue para um casamento firme", brincou Miriam Belchior, sobre a possibilidade de fechar sociedade com a multinacional chinesa.

Já o governador Cid Gomes minimizou o fim das negociações com a empresa coreana GS Energy, nas quais ele próprio interveio. "Não tenho interesse nenhum em escolher A, B ou C. para a Petrobras. Eu, por delegação da presidente Graça Foster, fiz contato, mas por razões que dizem respeito exclusivamente à própria empresa, ela desistiu".

A Refinaria Premium II tem estimativa de produzir, quando concluída, 300 mil barris por dia, de subprodutos do petróleo como óleo diesel, gás de cozinha, querosene de aviação, nafta petroquímica e coque. Os investimentos devem ser superiores a R$ 22 bilhões e o número de empregos diretos e indiretos gerados previsto é de 90 mil vagas.
"Ciro tem as opiniões dele"
Cid também relativizou as declarações do irmão e secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes sobre uma eventual "enrolação" da Petrobras na aprovação do projeto da Refinaria Premium II.

"O Ciro tem as opiniões dele e eu tenho as minhas. A única coisa em que estamos absolutamente sincronizados é na questão da saúde, a partir do compromisso que ele assumiu com o Governo do Estado", defendeu.

Primeiro trecho do Anel Viário até dezembro
Após reunião, com duração de quase três horas, o governador Cid Gomes ainda acompanhou a ministra do Planejamento na visita às obras de duplicação do Anel Viário da Região Metropolitana e da revitalização das margens do Rio Maranguapinho.

O gestor assegurou que "o primeiro trecho do Anel Viário, ligando a Avenida Mister Hull até o cruzamento da BR-222 com a BR-020, em Caucaia, será concluído até dezembro deste ano e toda ela até dezembro de 2014".  A obra integra o chamado Plano de Logística de Transporte, que pretende ligar o Porto do Mucuripe ao Porto do Pecém, com a construção de uma nova via ligando o próprio Anel Viário à Ponte da Sabiaguaba.
"O acesso ao Porto se dá hoje pela Via Expressa, o que causa grandes congestionamentos naAv. Murilo Borges e na BR-116. Já temos a obra licitada e está prevista para começar até 15 de outubro, o que vai desafogar muito o trânsito em Fortaleza. Será uma via rápida, com pavimento de concreto e sem nenhum semáforo", detalhou.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários