Em Assis, papa pede Igreja solidária

Plantão Ceará | 21:42:00 | 0 comentários

O pontífice pediu aos católicos que se inspirem no modelo de São Francisco, que viveu na pobreza
Roma. O papa Francisco defendeu ontem, ao chegar em Assis (Umbria, centro da Itália), cidade do santo que inspirou a escolha de seu nome, uma igreja solidária com os deficientes e as pessoas marginalizadas, um dia depois da morte de centenas de imigrantes em Lampedusa.

O religioso condenou também "o espírito mundano" que chamou de "lepra, câncer da sociedade, que mata a Igreja" FOTO: REUTERS

"Hoje é um dia de lágrimas", disse o papa sobre o naufrágio, que deixou pelo menos 130 mortos e 200 desaparecidos.

"Ao mundo não importa se as pessoas devem fugir da escravidão, da fome, buscando a liberdade", lamentou o pontífice em São Francisco de Assis.

O papa pediu aos católicos que se inspirem no modelo de São Francisco, que abriu mão de todos os bens e viveu na pobreza. Na sala onde o santo se despojou no século XIII das vestes de jovem rico até ficar nu, o pontífice se reuniu com os pobres para pronunciar um discurso sobre a necessidade de austeridade dentro da Igreja, à qual deseja que seja "pobre e para os pobres".

Para o franciscano, a pobreza é a chave para alcançar a reforma da milenar entidade, que é atingida por escândalos e pela falta de vocações.

O religioso condenou também "o espírito mundano" que chamou de "lepra, câncer da sociedade, que mata a Igreja". "O cristianismo sem a cruz, sem Jesus, é como uma padaria, um lindo bolo", completou.

Francisco visitou Assis pela primeira vez para rezar diante do túmulo do santo italiano com o qual se identifica e para denunciar a pobreza e a fome no mundo. A visita que durou 10 horas, de grande valor simbólico, permitiu que o papa desenvolvesse suas ideias sobre o desejo de construir uma igreja simples.

Na primeira visita do dia, ao Instituto Católico de Atendimento aos Deficientes Físicos e Menatis Serafico, ao pé do monte Subiaco, o papa saudou 80 pacientes, um a um, com palavras e gestos de carinho.

No dia que foi de luto na Itália após a tragédia com os imigrantes africanos em Lampedusa, o sumo pontífice pediu aos cristãos que reconheçam as feridas de Jesus em toda pessoa que é "a carne de Cristo".

O jesuíta aproveitou sua visita à cidade do santo italiano que inspirou o nome de seu pontificado para pedir a paz no mundo, condenar a violência, as guerras e os conflitos que atingem a Síria e o Oriente Médio.

"Ouçam o grito dos que choram, sofrem e morrem devido à violência", afirmou durante uma concorrida missa celebrada na praça em frente à Basílica de São Francisco.

"Te pedimos, Francisco, que nos ensine a ser instrumento da paz", suplicou o Papa diante de 100.000 peregrinos, entre eles o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta.

"Que cessem os conflitos armados que ensanguentam a terra na Síria e no Oriente Médio", clamou o pontífice.

A partir de um altar de madeira, cercado por vários bispos e por oito cardeais que o assessoram na reforma da Igreja, o papa reiterou seu pedido pela paz e pela harmonia no mundo.

Ontem, por ocasião da festa do padroeiro da Itália, o papa ilustrou os valores de São Francisco, que viveu na pobreza, convertendo-se também em símbolo da paz. "O homem está convocado a proteger o homem: que o homem esteja no centro, e não os ídolos que criamos", disse. 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários