Odorico Monteiro avalia como positiva primeira etapa do 'Mais Médicos' no Ceará

Plantão Ceará | 13:52:00 | 0 comentários


O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro, visitou nesta sexta-feira (27) a Unidade Básica de Saúde José Gomes da Silva, no bairro Zumbi, em Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza. Odorico foi até o local para dar boas vindas aos médicos do programa 'Mais Médicos' que foram alocados no município.

Luiz Odorico Monteiro deu as boas vindas aos profissionais do 'Mais Médicos" de Horizonte. FOTO: LUCAS DE MENEZES
O gestor disse que a ação encerra a primeira fase do 'Mais Médicos' e avalia a etapa como positiva. "Esta primeira etapa foi um sucesso. Ao todo, 106 médicos brasileiros e 34 estrangeiros foram implantados em 49 municípios pobres do Estado, cidades com IDH baixo. Além disso, os novos médicos vêm juntos de melhorias nas estruturas físicas dos postos de saúde. 92 mil famílias cearenses que não tinham atendimento médico, agora têm. Se multiplicarmos isso por 4, teremos mais de 360 mil pessoas no nosso Estado que não recebiam atendimento médico e agora recebem", contabilizou.
2ª etapa do programa deve começar na próxima terça-feira (1º)
Odorico aproveitou para adiantar alguns detalhes sobre a nova etapa do programa 'Mais Médicos'. De acordo com o secretário, na próxima segunda-feira (30),serão anunciados os novos profissionais e os locais onde eles trabalharão. 

Na terça-feira (1º), os médicos já deverão assumir seus postos de trabalho. Com relação ao  número de profissionais, Odorico disse ainda não ter a informação exata, mas adiantou que o Ceará será um dos polos de avaliação dos profissionais. "Qualquer número que eu viesse a dizer aqui seria algo impreciso, pois eles ainda estão sendo avaliados, mas posso adiantar que o Brasil receberá mais de 200 médicos. Os cubanos serão avaliados em 4 polos do pais e Fortaleza é um deles. Os outros são Espírito Santo, Belo Horizonte e Brasília", informou, acrescentando que 100% dos médicos desta etapa já estão com o registro do CRM.
O secretário alegou ainda que a próxima segunda-feira é a data limite para que todos os médicos da primeira etapa estejam de fato atendendo aos pacientes. "Quando você se muda para outra cidade, você precisa de um tempo para conhecer o local, fazer sua avaliação, se adaptar. Isso aconteceu com alguns médicos da primeira etapa do programa. Mas nesta segunda, com certeza, todos os médicos já deverão estar em seus postos atendendo. Não há motivo para eles não começarem", afirmou.
Médicos fazem avaliação positiva da estrutura encontrada em Horizonte
Dois médicos do programa já estão trabalhando em Horizonte desde o início de setembro. Um deles é João Paulo Borges, cearense, mas que cursou medicina na Argentina. Segundo o profissional, a volta  ao Brasil para atuar no programa é um sonho realizado. "Fiz medicina no exterior e, por mais bem-sucedidos que sejamos lá, sempre temos a vontade de voltar pra casa e o Mais Médicos acelerou o processo. Estou voltando para realizar o sonho de contribuir com a população, com Horizonte, com o Ceará e com o Brasil. Estou numa Unidade Básica de Saúde muito estruturada, com profissionais qualificados e, com certeza, vamos continuar modificando a saúde nessa cidade", disse o médico, que atuará no próprio posto do bairro Zumbi.
O médico Daniel Eduardo, que irá atuar no posto de saúde da localizade de Queimadas, já havia trabalhado em Horizonte e disse que escolheu o município devido à boa estrutura oferecida. "Eu já havia trabalhado na cidade na época de faculdade. Aqui a estrutura é excelente, o núcleo de atenção secundária também é muito bom, comparado aos de outras cidades. Quando houve a chance de eu trabalhar aqui novamente, logo aceitei por saber que dá pra desenvolver um bom trabalho", conta.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários