Mercado de trabalho oferece 4 mil vagas temporárias no CE

Plantão Ceará | 09:03:00 | 0 comentários

Comércio e serviços são os setores com maior demanda, sobretudo para caixas, vendedores e empacotadores

O Ceará já possui 900 vagas de empregos temporários destinadas à demanda esperada para o fim do ano. A informação é do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). A previsão é de que, até o mês de dezembro, o mercado de trabalho disponibilize quatro mil vagas deste tipo.

Até agora, já estão sendo oferecidas 900 oportunidades de trabalho, sobretudo para pessoas que buscam o primeiro emprego FOTO: MIGUEL PORTELA

De acordo com o diretor da promoção do trabalho, Gilvan Mendes, os empresários estão à procura de jovens. "Tem oportunidade para pessoas que procuram o primeiro emprego e universitários que queiram fazer um bico com a finalidade de ganhar uma renda extra, por exemplo", afirma.

Comércio e serviços são os setores com maior demanda para trabalhadores temporários. As vagas com mais oportunidades são para caixas, empacotadores e vendedores. "O comércio hoje disponibiliza em torno 80% das vagas, enquanto 20% são para serviço. Este último começa a aumentar em dezembro, com a movimentação nos hotéis e restaurantes por causa das férias e festas de fim de ano", explica.

Efetivação

Aproximadamente 20% dos contratados temporariamente conseguem ser efetivados pelas empresas onde trabalharam, segundo o diretor do IDT. Mesmo com a expectativa pela chegada da Copa do Mundo, esta margem não deve ganhar abrangência ao fim do período de trabalho temporário. "De imediato, o número de pessoas contratadas definitivamente não vai aumentar, pois a Copa do Mundo será apenas em junho. Acredito que em janeiro o ciclo encerra e, em maio, inicia novamente", analisa. Entretanto, ele alerta aos candidatos interessados sobre como se manter no trabalho após o período. "As pessoas precisam fazer diferente dos que estão lá. Devem ser proativas, receptivas, organizadas e devem ter disciplina, que é um grande problema atualmente", diz.

No País

Em todo o Brasil, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que 43% dos empresários farão contratações informais neste fim de ano. Mesmo que 19% dos empresários tenham afirmado já ter feito contratações, 48% deixará para contratar em novembro, enquanto 27% têm a pretensão de selecionar apenas no mês outubro e 5% em dezembro.

O estudo levantou ainda que, no País, um total de 233.149 temporários devem ser contratados e 14,2% destes (33.097) devem ser efetivados. Além disso, 50% dos funcionários temporários vão receber um salário mínimo por mês, sendo 54% no comércio e 39%, no setor de serviços. Em 32% destes casos, os comerciantes vão complementar a remuneração com comissões.

Perfil

O estudo aponta que os empresários buscam jovens, com ensino médio completo e dispostos a receber uma média de R$ 678. Em relação à faixa etária, a maior parte do comércio está à procura de jovens com idade entre 18 e 24 anos.

ANA BEATRIZ SUGETTE
REPÓRTER DN


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários