Ciro Gomes reforçou o compromisso de acabar com o "piscinão" do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

Plantão Ceará | 07:32:00 | 0 comentários

Conforme o novo secretário da Saúde, estratégia vai desafogar 75% dos pacientes do "piscinão" do HGF
Ao tomar posse como novo titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ontem, Ciro Ferreira Gomes reforçou o compromisso de acabar com o "piscinão" do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), como é conhecida a ala onde há cerca de 90 pacientes em macas, em 90 dias. De acordo com ele, a estratégia será a criação de uma central de regulação unificada, incluindo os leitos da Capital e do Estado, o que desafogaria 75% dos pacientes que estão no piscinão.

Ao lado do ex-gestor Arruda Bastos, Ciro Gomes tomou posse como novo titular da Pasta e afirmou que pode recorrer à rede privada Foto: Natinho Rodrigues

"Antes, essa solução era inviável politicamente pela falta de funcionalidade entre Prefeitura e Estado, mas agora já está determinado um prazo exíguo para que façamos uma central de regulação", explicou o secretário.

De acordo com ele, caso a rede pública não dê conta desta demanda, irá buscar os leitos da rede privada. "Onde tiver um leito vazio na rede pública, este paciente será encaminhado. E, no limite, se esta rede não dispor desta acomodação, eu vou comprar na rede privada. Haverá metas e prazos para todas as nossas responsabilidades".

Conforme o secretário, 20% a 25% dos que estão pelos corredores do HGF serão encaminhados para um programa, com recursos do governo federal, para que possam receber alta e irem para casa acompanhados de uma equipe responsável pela ventilação, possível ressuscitação do paciente e alívio de dores.

Ciro Gomes disse, ainda, que irá ouvir especialistas, que indicarão o caminho mais curto e mais barato para resolver o problema do HGF.

Segundo o gestor, o "piscinão" existe devido a um colapso. "A unidade não é a culpada. O hospital, generosamente, vem cumprindo uma determinação humanística do governo Cid Gomes, acaba recebendo as pessoas e, como não tem leito, coloca as pessoas naquela sala, nas condições mais dignas, embora sejam impróprias".

Comprometimento
O novo secretário da Sesa, disse ter as "costas largas" para resolver o problema. "Agora, vamos ter que dar um jeito de fazer isso, porque o Arruda (Bastos) não podia, mas eu tenho as costas largas para aguentar Ministério Público, liminar e o que for, mas eu vou conseguir fazer. Falo que tenho as costas largas porque não tenho rabo preso e ninguém pega na minha munheca", diz.

O secretário se comprometeu a descentralizar a demanda dos grandes hospitais, principalmente através das unidades regionais, e afirmou que não admitirá entraves que dificultem o investimento de verbas para a saúde.

O gestor garantiu que não promoverá mudança no quadro de funcionários. "Se houver mudanças, serão apenas em inteligência para que possamos desenvolver melhor nosso trabalho".

Ex-secretário faz avaliação positiva
O ex-secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, considerou positiva sua gestão. Segundo ele, as metas traçadas pelo governador Cid Gomes para o setor foram cumpridas.

"Ela (a Secretaria) está sendo entregue dentro do projeto que foi proposto pelo governador Cid. Interiorizamos a Saúde, inauguramos dois hospitais regionais que estavam previstos, o de Juazeiro e o de Sobral; o de Quixeramobim está com mais de 50% construído, e temos mais dois planificados que são o Hospital Metropolitano, em Maracanaú, e o Hospital do Maciço de Baturité", enumerou.

De acordo com Bastos, os dois maiores desafios que o novo secretário irá encontrar no setor serão conseguir mais verbas e dar continuidade ao processo de interiorização da Saúde.

Candidatura
O ex-gestor esclareceu que deixou o cargo por ser candidato nas próximas eleições. "Estou saindo porque combinei com Cid, há três meses, que tinha pretensão de ser candidato para a Assembleia Legislativa. O governador achou um pleito interessante, confirmou comigo há 15 dias e solicitou que quem fosse candidato deixasse as Pastas para tratar desta pretensão futura", explicou, acrescentando que segue à disposição do governador e do novo secretário.

THAYS LAVORREPÓRTER DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários