NSA espiona milhões de mensagens e telefonemas no Brasil

Plantão Ceará | 22:37:00 | 0 comentários

O Brasil é um dos alvos prioritários da espionagem feita pela Agência de Segurança Nacional do EUA, com o monitoramento de centenas de milhares de ligações e mensagens de pessoas e empresas no país, segundo revelou na edição de amanhã o jornal "O Globo".
O jornal diz ter tido acesso a documentos que comprovam a espionagem, coletados por Edward Snowden, o ex-técnico da agência americana, a NSA (Agência de Segurança Nacional) que delatou o esquema secreto no mês passado.
Entre os autores da reportagem está Glenn Greenwald, que publicou no britânico "The Guardian" as primeiras informações do tema, com base em papéis de Snowden. 
O delator americano agora é procurado pela Justiça americana. Ele teve o passaporte revogado e acredita-se que esteja na área de trânsito do aeroporto de Moscou. Venezuela e Nicarágua lhe ofereceram asilo diplomático. Ontem a Bolívia fez o mesmo.
Parceria privada 
Para a coleta de informações no Brasil, diz o texto, o programa usado foi o Fairview, desenvolvido pela NSA em parceria com gigantes privados de telecomunicações. 
No acesso às informações brasileiras por meio do software, a NSA se valeu das alianças corporativas entre uma grande empresa do setor de telefonia nos EUA -cujo nome não é revelado- e empresas brasileiras.
"Não está claro se as empresas brasileiras estão cientes de como a sua parceria com a empresa dos EUA vem sendo utilizada", segue "O Globo", que não cita nomes. 
Para fazer a espionagem nos EUA, o governo conta com uma autorização secreta da Justiça para fazê-lo.
A revelação de que a espionagem massiva acontece no mundo inteiro levou a protestos contra os EUA, entre eles da União Europeia.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários