Congresso dará prioridade à análise de vetos feitos a partir de julho

Plantão Ceará | 14:27:00 | 0 comentários

Os mais de 3 mil vetos presidenciais que ainda aguardam a análise de senadores e deputados federais podem ficar mais tempo na lista de espera. Os parlamentares terão agora que priorizar os vetos mais recentes feitos pelo Planalto a pontos de textos aprovados pelo Legislativo.
Pelo acordo acertado ontem entre os líderes, apenas os vetos publicados desde 1º de julho podem trancar a pauta de votações se não forem analisados em até 30 dias.
“Temos agora dois patamares de vetos. Os que não trancam a pauta, não vamos esperar por enquanto. Os que trancam a pauta, temos que votar em 30 dias”, explicou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
A proposta está sendo analisada, agora, pela Mesa Diretora do Senado Federal. De acordo com Renan Calheiros, a expectativa é que o projeto de resolução que define essas novas regras seja aprovado ainda hoje pelos deputados e senadores que ainda vão deliberar sobre o assunto.
“Achei a regra muito boa porque fortalece o Congresso Nacional. Vamos aprová-la numa resolução e em seguida votar”, explicou o presidente da Casa.
 A proposta define que o prazo para deliberação dos vetos passa a ser contado a partir da sua publicação. Depois desse período, se não for votado, a pauta do Congresso Nacional fica trancada e os parlamentares não poderão votar qualquer outra matéria até que decidam sobre o veto.
O presidente do Senado ainda lembrou que as sessões para apreciar essas restrições feitas pelo Planalto serão convocadas, preferencialmente, para a terceira terça-feira de cada mês.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários