Capital sedia 14ª Parada pela Diversidade Sexual

Plantão Ceará | 07:57:00 | 0 comentários

A edição celebrou o arquivamento do projeto da "Cura Gay" e contou com protestos contra Marco Feliciano
A Avenida Beira-Mar recebeu uma multidão na tarde deste domingo (7) para a 14ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. Realizado pelo Grupo de Resistência ASA Branca (GRAB), a edição de 2013 celebrou conquistas como o arquivamento da "Cura Gay" - proposta permitia o tratamento por psicólogos de pacientes que quisessem "reverter" a homossexualidade - na Câmara Federal e também marcou pelos protestos pedindo a saída do deputado Marco Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Casa.

A concentração iniciou-se por volta das 15h, e os oito trios elétricos saíram em direção ao Aterro da Praia de Iracema, às 17h. O evento faz alusão ao Dia Mundial do orgulho Gay e LGBT, celebrado no dia 28 de junho FOTO: LUCAS DE MENEZES

Segundo a diretora do GRAB, Dediane Souza, o destaque deste ano ficou com o tema da parada "LGBTs no armário nunca mais! União e Conscientização na luta contra o fundamentalismo". "É importante a gente pautar a questão do fundamentalismo e do retrocesso das lutas LGBTs porque temos que garantir os direitos das pessoas que se autoafirmam LGBT. Essas pessoas não podem viver no anonimato e esperamos que o Estado garanta o direito da população LGBT", ressaltou ela pedindo que o fundamentalismo religioso não interfira na construção desses direitos.

A concentração na Avenida Beira-Mar iniciou-se por volta das 15h, e os oito trios elétricos saíram em direção ao Aterro da Praia de Iracema, às 17h. O promoter João Neto, 27, aproveita o evento para reforçar as reivindicações da população LGBT.

"A parada gay é importante para a gente lutar pelos nossos direitos. Essa questão do deputado Marco Feliciano querer mostrar que ser gay é uma doença, isso é não é verdade. Todos sabem que nós não escolhemos ser assim. A gente nasce gay. Temos todos os direitos de lutar pelo que achamos justo. Isso é uma das bandeiras que levanto na parada gay", declarou.

Luta
A parada pela Diversidade Sexual do Ceará atraiu públicos de todas as idades. São pessoas que se identificam com a luta do movimento. Foi ocaso da doméstica Maria das Dores, 57, que foi para a Av. Beira-Mar só para prestigiar o evento. "Eu sempre tinha a curiosidade de acompanhar esse evento de perto, e neste ano, deu certo. Gosto muito do jeito dos gays. Eles estão mostrando o que são. A pessoa tem que assumir o jeito que é. Ser gay não é uma coisa de outro mundo. É uma opção de cada um e isso é normal", disse.

A edição 2013 da parada gay contou com um efetivo de 190 homens da Polícia Militar, 80 agentes da Guarda Municipal e mais dez Guardas Vidas. Ao longo do evento, no entanto, foram registradas várias ocorrências de assaltos.

A Parada pela Diversidade Sexual faz alusão ao Dia Mundial do orgulho Gay e LGBT, celebrado no dia 28 de junho.

WILTON RODRIGUESREDAÇÃO WEB 

FONTE:DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários