Alta velocidade é causa apontada para acidente com trem na Espanha

Plantão Ceará | 07:42:00 | 0 comentários


O trem que, nesta quarta-feira (24), descarrilou e bateu num muro de contenção ao contornar uma curva ao aproximar-se de Santiago de Compostela estava tão rápido que seus pesados vagões sobrepuseram-se como peças de dominó, segundo relatos de testemunhas e imagens de câmeras de segurança que registraram o momento exato da tragédia que culminou na morte de pelo menos 80 pessoas.

Sobreviventes retirados dos destroços e moradores da região disseram a repórteres que o trem parecia estar viajando em alta velocidade em uma curva muito acentuada. Uma análise encomendada pela Associated Press das imagens da tragédia ferroviária ocorrida ontem no noroeste da Espanha também indica que o trem acidentado percorria aquele trecho numa velocidade bastante superior à recomendada.
Uma câmara de segurança filmou o momento exato em que o trem espanhol descarrilou e colidiu em alta velocidade em um muro de concreto. As imagens colocadas no YouTube nesta quinta-feira mostram o trem fazendo uma curva para a esquerda debaixo de um viaduto quando o primeiro vagão do comboio, que vinha logo atrás da locomotiva, parece sair dos trilhos. Em seguida, o vagão leva a locomotiva a bater em uma parede de concreto. Todos os vagões podem ser vistos saindo dos trilhos ao mesmo tempo em que a locomotiva avança em direção à câmera. O vídeo termina quando o trem parece colidir contra o equipamento de filmagem.
Um cálculo da velocidade do trem no momento do impacto utilizando o enquadramento do vídeo e a distância estimada entre duas pilastras indica que o comboio se deslocava a uma velocidade entre 144 e 192 quilômetros por hora. Outro cálculo, feito com base na distância padrão entre os dormentes, sugere uma velocidade entre 156 e 182 quilômetros por hora.
O trem, que levava 218 passageiros, descarrilou antes de chegar a Santiago de Compostela na véspera de um grande festival cristão na cidade. O descarrilamento ocorreu na ferrovia que une Madri a Ferrol, na curva mais fechada do percurso entre as cidades de Ourense e Santiago.
Foram encontrados 73 mortos no local do acidente, disse Maria Pardo Rios, porta-voz do tribunal de justiça da região da Galícia. Sete pessoas não resistiram aos ferimentos e faleceram no hospital. Este foi o pior acidente de trem na Espanha desde 1972, quando um trem colidiu com um ônibus no sudoeste do país, matando 86 pessoas e ferindo 112.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários