Manifestantes protestam contra 'cura gay' durante mais de 4 horas no Rio

Plantão Ceará | 08:40:00 | 0 comentários

candelaria velas cura gay (Foto: Kátia Carvalho/Estadão Conteúdo)Manifestantes pedem a saída do deputado Marco Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara (Foto: Kátia Carvalho/Estadão Conteúdo)
Cerca de mil manifestantes caminharam pelo Centro do Rio, na sexta-feira (28), num protesto contra o projeto de "cura gay", aprovado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em Brasília. O ato, iniciado na Candelária, terminou em frente a Câmara do Rio, mais de quatro horas depois da concentração. O tráfego da Avenida Rio Branco chegou a ser fechado.
A psicóloga Fernanda Haikal, do Conselho Regional de Psicologia, foi à manifestação em apoio ao movimento e criticou o projeto do deputado Marco Feliciano, que preside a comissão responsável pela aprovação do projeto. "Considero a medida perversa porque não se trata de uma doença, nem uma opção, mas de uma condição. No entendimento da psicologia, nós profissionais podemos acolher e orientar para amenizar a dor do preconceito, se for o caso, mas não podemos mudar o que a pessoa é", disse.
Eula Rochard, artista, quer que Dilma proteja grupo LGBT.  (Foto: Priscilla Souza)Eula Rochard, artista, quer que Dilma proteja grupo
LGBT. (Foto: Priscilla Souza/G1)
Além de protestarem contra o projeto de "cura gay", os manifestantes são contra o estatuto do nascituro e pedem a elaboração de uma lei que criminalize a homofobia. "Queria que a Dilma se posicionasse em relação à população LGBT. Não pode deixar esse cara [deputado Marco Feliciano] ficar massacrando a população  LGBT, que também votou nela, sem fazer nada", disse Eula Rochard, artista e membro do  Grupo Diversidade de Niterói.
Julio Moreira quer legislação contra homofobia (Foto: Priscilla Souza)Julio Moreira (à esquerda na foto) quer legislação
contra homofobia (Foto: Priscilla Souza/G1)

A manifestação aconteceu no Dia Mundial do Orgulho Gay. Para Moreira, a aprovação da lei que criminaliza a homofobia é de fundamental importância para a comunidade LGBT. "Enquanto isso não acontecer, a violência vai continuar. Só no ano passado, foram 338 assassinatos no estado do Rio. E essa é uma violência que atinge a sociedade como um todo", disse, acrescentando que a lei tramita no Congresso Nacional desde 2001.
Entre os cânticos da manifestação: "eu amo homem, amo mulher. Tenho direito de amar quem eu quiser" e "fora Feliciano".
O secretário de Ambiente, Carlos Minc, chegou por volta de 17h30 à concentracão do ato. Minc é autor de uma lei estadual que punia estabelecimentos comerciais que discriminam a comunidade LGBT e ficou em vigor durante 12 anos. Em 2012, a lei foi derrubada pelo Tribunal de Justiça. No entanto, este ano o governador Sérgio Cabral enviou à Assembleia Legislativa do Rio o projeto de lei 2.054, com o mesmo teor. Para o secretário, a votação da lei, uma das reivindicações dos manifestantes, é de fundamental importância.
"Há uma resistência na Alerj, mas é preciso repor a lei que foi derrubada", disse.
Minc também criticou o projeto de "cura gay". "Isso é a mesma coisa que dizer que 12% da população é doente. Não se pode dizer "seu jeito de amar é doente". Quem pensa assim não bate bem da cachola", disse o secretário, acrescentando que acredita que o projeto não vá avançar por causa das manifestações:  "Do mesmo jeito que não aprovaram a PEC 37, não vai passar. Agora, está todo mundo bonzinho. A voz das ruas é um fluído mágico. Um elixir da felicidade", afirmou o secretário.

Manifestantes fazem ato, no Rio, pedindo a criminalização da homofobia (Foto: Marcelo Piu/ Agência O Globo)Manifestantes fazem ato, no Rio, pedindo a criminalização da homofobia (Foto: Marcelo Piu/ Agência O Globo)FONTE: Agência O Globo

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários