Gari morre após manifestação em Belém

Plantão Ceará | 18:05:00 | 0 comentários

Em Belém, manifestantes passaram pela Pedra do Peixe, no Ver-o-Peso, em direção à prefeitura (Foto: Ingrid Bico/G1)Gari trabalhava na limpeza do protesto realizado
nesta quinta-feira, 20, em Belém (Foto: Ingrid Bico/G1)
A prefeitura de Belém confirmou a morte da gari Cleonice Vieira, de 51 anos, que trabalhava varrendo as ruas da feira do Ver-o-Peso durante o protesto desta quinta-feira (20). Segundo informações do secretário de saneamento do município, Luiz Otávio Mota Pereira, a funcionária da Sesan sofreu cinco paradas cardíacas e faleceu no Pronto Socorro do Guamá.
"A informação que nos foi repassada pelo diretor do HPSM Humberto Maradei, o doutor Dionísio Monteiro, é que ela pode ter sofrido um infarto fulminante. Ela fazia a varrição da praça próximo da prefeitura, junto com outros garis. Eles estavam escalados para trabalhar e chegaram até a ser afastados do meio do protesto", disse.
O secretário informou ainda que a morte pode ter sido provocada pelo susto com o tumulto na manifestação. "Em um determinado momento da manifestação que teve tumulto, ela se assustou e caiu. Apesar da queda, o doutor Dionísio, descarta possibilidade de traumatismo. Ele informou que ela era hipertensa, e teve a assistência imediata do Samu, que a levou para o HPSM Humberto Maradei. Todos os procedimentos para reanimá-la foram feitos, mas infelizmente ela veio a óbito", declarou.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a gari Cleonice Vieira de Moraes foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), no Ver-o-Peso, vítima de desmaio após a explosão de uma bomba durante as manifestações populares em Belém na noite desta quinta-feira.
Ainda de acordo com a Sesma, a paciente, que era hipertensa, sofreu parada cardíaca, foi reanimada pelos paramédicos e conduzida ao HPSM Humberto Maradei (Guamá). Já no hospital, Cleonice sofreu nova parada cardíaca e, após reanimação, precisou ser entubada. A paciente ficou sob cuidados durante toda a noite, mas morreu às 7h desta sexta-feira (21).
A Sesan informou que lamenta a morte de Cleonice Moraes e informar que dará todo o apoio à família da vítima. A Prefeitura de Belém reconhece a manifestação como ato democrático, mas repudia qualquer ato de violência.
Entenda o caso
Cerca de 15 mil pessoas marcharam da Praça Santuário até a prefeitura de Belém nesta quinta-feira (20). Os manifestantes exigiam melhorias nos serviços públicos, na mobilidade urbana e gritavam palavras de ordem contra a corrupção, o mau uso do dinheiro público e a favor dos direitos das minorias.
A manifestação foi pacífica até chegar no prédio da administração municipal, quando o prefeito Zenaldo Coutinho afirmou que iria receber um grupo de manifestantes. Quando Zenaldo saiu do gabinete para encontrar com a multidão, foi abordado por diversos grupos com pautas de reivindicações distintas. Uma pequena parcela dos manifestantes hostilizou o prefeito e atirou pedras. Um guarda municipal ficou ferido, mas a guarnição foi orientada a entrar no prédio para evitar o confronto.
saiba mais
Grande parte da multidão se dispersou, mas um pequeno grupo continuou na frente do palácio, que foi atingido com chutes durante uma tentativa de invasão. O protesto foi contido com a chegada do batalhão de choque da PM. Mais de 30 pessoas foram detidas e posteriormente liberadas.
A Prefeitura de Belém informou que reconhece a manifestação como ato democrático, mas repudia qualquer ato de violência.
Este foi o segundo dia de manifestações em Belém. Na última segunda-feira (17) foi realizada uma marcha pela cidade, mas não houve registro de incidentes e depredações.
Fonte:G1

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários