Feriado mantido amanhã; varejo queria funcionar

Plantão Ceará | 07:31:00 | 0 comentários

Na avaliação da CDL de Fortaleza, o comércio poderá ter prejuízo de 10% no faturamento do mês de junho
Temendo prejuízos significativos no faturamento deste mês, os representantes do comércio de Fortaleza até que tentaram convencer a Prefeitura a suspender o feriado municipal de amanhã, em decorrência da partida entre Espanha e Itália pela Copa das Confederações, mas a tendência é que a decisão seja mantida. A própria Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), que enviou, na última segunda-feira (24), um ofício ao prefeito Roberto Cláudio, pedindo a revogação do projeto de lei que estabeleceu o feriado, já espera uma resposta negativa.

Representantes do comércio tentaram suspender projeto de lei que prevê fechamento das lojas em dois dias da semana por conta dos jogos da Copa Foto: Fábio Lima

"Ainda não tivemos um posicionamento oficial da Prefeitura, mas a expectativa, infelizmente, é que o feriado seja mesmo mantido. Até procuramos o sindicato dos trabalhadores para tentar negociar um funcionamento amanhã, mas não houve interesse por parte deles", explica o diretor da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves.

"Dessa forma, não existe a possibilidade dos comerciantes pagarem hora extra, já que não houve acordo", complementa.

Trâmites para a suspensão

Aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza no dia 13 de junho deste ano, o projeto de lei 232/2013, que decretou feriado municipal os dias 19 e 27 deste mês, causou controvérsia entre os representantes do comércio, que resolveram tentar suspendê-lo ao saberem que a seleção brasileira não jogaria a semifinal da competição na Capital cearense. Uma anulação, porém, não é algo fácil de acontecer.

"Por se tratar de um projeto de lei aprovado pelos vereadores da cidade, e não um simples decreto, não tem como reverter essa decisão", informa a assessoria de imprensa da Prefeitura. "Para que isso acontecesse, seria necessário que um novo projeto de lei fosse elaborado e não há mais tempo hábil para isso", acrescenta a assessoria da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa (Secopafor).

Cid Alves, porém, reclama de uma possível "falta de boa vontade" por parte da Prefeitura, alegando que a suspensão poderia sim ocorrer. "Querendo o prefeito anular o ato, ele poderia fazê-lo agora mesmo", disse.

"Uma reunião extraordinária também poderia ser convocada amanhã (hoje) para alterar essa decisão. O problema é que para atender os pleitos do nosso setor existe uma certa dificuldade", acrescentou Alves.

Prejuízos

Por conta do feriado de amanhã, a expectativa do comércio de Fortaleza é de prejuízo significativo nos lucros do mês de junho. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Freitas Cordeiro, por exemplo, garante que haverá "um impacto de 10% no faturamento do período por conta dos dois feriados". Ele ainda afirma que "Fortaleza não precisa para por conta de 90 minutos".

Expediente na Prefeitura

Por conta do jogo entre Basil e Uruguai, que acontece hoje, a partir das 16h, o expediente nos órgãos públicos da Prefeitura de Fortaleza será corrido até às 14 horas, com exceção para os serviços considerados essenciais, como escolas, postos de saúde, Guarda Municipal e AMC.

Lojas abrem hoje, garante Sindilojas
A partida entre Brasil e Uruguai, pela Copa das Confederações, às 16 horas de hoje, não irá interferir no funcionamento do comércio em Fortaleza. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, as lojas do Centro devem cumprir o expediente normal, não havendo qualquer obrigatoriedade de fechar no horário do jogo.

Os supermercados deverão funcionar normalmente hoje, durante o jogo Brasil x Uruguai FOTO: MIGUEL PORTELA

"Vai ser um dia normal. Quem quiser fechar mais cedo ou colocar TVs na loja para os funcionários assistirem à partida, deve ficar à vontade. Não há obrigação nenhuma de fechar. Será uma decisão pessoal de cada lojista", explica o presidente do Sindilojas.

Shoppings
Para os shoppings, a proposta do presidente da Associação dos Lojistas de Shopping Centers do Ceará, Abílio do Carmo, é fechar as portas apenas durante a partida. "A maioria dos shoppings disponibilizará telões para que clientes e colaboradores possam assistir ao jogo. Então a ideia é fechar às 15h45 ou 15h30 e reabrir às 18h15 ou 18h30. Mas as praças de alimentação continuarão funcionando normalmente", garante Abílio.

Indústrias
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) informa que não há uma decisão oficial da instituição quanto ao funcionamento da indústria durante o jogo desta quarta-feira. Já na quinta-feira (27), durante o jogo entre Espanha x Itália, às 16 horas, na Arena Castelão, diante do decreto municipal, que transforma essas datas em feriados, o parque fabril na Capital não deverá operar.

Postos
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE), os postos de combustíveis irão funcionar normalmente nos dois dias de jogos.

Supermercados
O presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Severino Neto, diz que os supermercados deverão funcionar normalmente na Capital durante todo o dia de hoje. "Ficará a cargo dos estabelecimentos a decisão de fechar durante o jogo ou permanecer aberto". Ele explica ainda que o mesmo deverá acontecer amanhã, pois, apesar da Lei Municipal, uma Convenção Coletiva entre o sindicato patronal e o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Fortaleza permite o funcionamento das lojas.

Indústria Têxtil
O presidente do Sindicato da Indústria de Confecção do Ceará (Sindconfecções), Marcus Vinícius, informa que o setor têxtil deve funcionar normalmente hoje, mas fechará na quinta-feira.

Já as confecções vão fechar entre meio-dia e 14h e reabrir após o jogo do Brasil. "Os comércios vão compensar o tempo parado durante o tempo de trabalho da próxima semana. Entretanto, na quinta-feira, o setor vai fechar totalmente devido ao feriado municipal", explica.

Outros setores
Além disso, durante os dois dias de jogos, deverão abrir ainda os bares, restaurantes e hotéis, que são regidos por sindicatos próprios, mas, ainda assim, mediante acordo sindical entre as empresas e os empregados.

ÁQUILA LEITEREPÓRTER 

FONTE: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários