Manifestantes furam a primeira barreira de policiais a cerca de 4,5 quilômetros da Arena Castelão e são contidos pela segunda formação, do Batalhão de Choque, que dispersou a multidão com gás e passou a avançar em direção ao grupo. Ao chegar à barreira, o protesto reunia cerca de 5 mil manifestantes, segundo estimativas da Polícia Militar.  Parte do grupo forçou a passagem jogando paus e pedras e arrancando as grades de contenção.

O Choque avança com apoio de pelos menos 14 carros da Força Nacional, que pela primeira vez atua na onda de protestos na capital cearense. Mais cedo, participantes tentaram negociar com a polícia na barreira, mas a passagem foi negada. As barreira estava formada por equipes do Raio, grupamento especial da PM, à frente, e depois por fileiras da Tropa de Choque e ainda pela cavalaria. 

Um policial foi atingido por uma pedra e atendido por paramédicos. Um dos carros da Força Nacional retirou manifestante da via. Fumaça preta de pneus queimados se espanha pela avenida, um dos quatro principais acesso ao estádio.

Moradores 
Por telefone, a moradora do prédio ao lado do cordão de isolamento da PM, Ivana Prata, diz que o gás lacrimogêneo chegou ao apartamento e atingiu ela e os dois filhos que estavam dentro de casa. O prédio esrtá sem energia elétrica.

O grupo, que iniciou a caminhada por volta de 11h pela avenida, seguia em manifestação pacífica até a barreira, gritando palavras de ordem e reivindicando melhor educação, saúde e segurança. De acordo com organização do protesto, o objetivo é levar a manifestação até o estádio.

A Arena Castelão recebe, nesta quinta-feira (27), dia em que ocorre a partida entre Espanha e Itália, às 16h, no estádio, pela Copa das Confederações. A expectativa é que 50 mil pessoas pessoas assistam à partida.

Fonte: G1