Comércio de Fortaleza espera R$ 230 milhões em vendas no Dia das Mães

Plantão Ceará | 13:35:00 | 0 comentários


consumidor fortalezense pretende gastar R$ 202,00, em média, e deve gerar um volume financeiro de até R$ 230 milhões por ocasião do Dia das Mães.

Itens de perfumaria representam 23,2% das preferências do consumidor de Fortaleza para o Dia das Mães Foto: Silvânia Claudino 28/04/2011Os dados são da pesquisa intitulada "Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães", feita pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC-CE), entidade ligada à Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio-CE).

As estimativas do comércio representam crescimento de 61,5% em relação ao ano passado, quando o volume movimentado no comércio de Fortaleza foi de R$ 150 milhões. A pesquisa mostra também que 67,1% dos entrevistados pretendem fazer compras e 8,3% ainda não se decidiram.

De acordo com nota divulgada pela Fecomércio, "o impacto econômico ocasionado pela data pode ser ainda ampliado". O informe destaca ainda que 76,8% dos consumidores pretendem comemorar o evento. Desse total, 53,8% disseram que celebrarão o Dia das Mães em suas próprias casas, 27,4% na casa dos pais e 8,8% em restaurantes.  

Vestuário, perfumaria, acessórios e flores lideram preferências
A pesquisa do IPDC confirma uma mudança no comportamento dos filhos do século XXI. Saíram de cena itens como eletrodomésticos e utensílios de casa e entraram produtos mais personalizados.
Somados, itens como vestuárioperfumariaacessórios flores representam 75,3% da preferência dos consumidores que vão presentear no Dia das Mães, sendo esses percentuais, respectivamente, de 36,2%, 23,2%, 7,9% e 7,4%   Além desses produtos também vale destacarcelulares e smartphones, com 6,2%, relógios e joias, com 5,4% e computadores, com 3,6%.

Já entre os itens voltados para o lar, o de maior destaque nas intenções de compra para a data, são as máquinas de lavar, com 7,4%, seguidos pelos fogões com 2,9%. Outros produtos de casa somam 5,5% das preferências dos filhos e incluem guardas-roupascamas,churrasqueirasgeladeiras e aparelhos de DVD ou Blue Ray.

Compras à vista e promoções estão na mira dos consumidores
Os consumidores pretendem pagar as compras do Dia das Mães preferencialmente à vista. De acordo com a pesquisa do IPDC, 69,5% dos fortalezenses que vão presentear pretendem pagar à vista. Outros 33,8% disseram que vão comprar com cartão de crédito.

Segundo nota da Fecomércio, "o consumidor está consciente do seu poder de barganha e buscará benefícios, como promoções (55,8% de citação) e preços mais baixos (42,3%). A qualidade dos produtos (27,8%) e a beleza das vitrines (27,0%) também poderão influenciar na escolha do consumidor".
Shoppings devem lotar no fim de semanaSe por um lado, o hábito de comprar itens para casa no Dia das Mães mudou nas últimas décadas, o costume de deixar as compras para a última hora não teve grandes alterações.
70,95% dos consumidores que afirmaram ter uma dia preferido para comprar presentes para as mães, escolheram entre a sexta-feira e o domingo. O dia preferido é o sábado, com 50,29% das preferências.

No entanto, o número de pessoas que vai fazer compras no fim de semana pode ser muito maior, já que 33,2% dos pesquisados respondeu não ter data certa para comprar os presentes do Dia das Mães.

Já o local preferido para fazer compras, de acordo com a pesquisa são os shopping centers ecentros comerciais, com 52,5% das preferências, contra 31,7% das lojas de rua, e 17,1% dossupermercados e hipermercados.
Perfil do consumidor é homem, jovem e com formação superiorA partir da pesquisa do IPDC é possível traçar um perfil médio dos principais consumidores de presentes para o Dia das Mães.

A maioria é do sexo masculino. 71% dos homens disse que vai às compras pela data, contra 64% de mulheres que afirmaram o mesmo.

Já quanto à faixa etária, 78,7% dos que têm entre 18 e 24 anos disseram que vão às compras, contra 75,8% dos que têm entre 25 e 34 anos e apenas 59,2% daqueles com idade acima dos 35 anos.

O nível de escolaridade também faz diferença no mercado potencial do Dia das Mães. Entre os que possuem nível Superior, 75,8% afirmaram que vão comprar presentes, contra 72,5% de nível médio e somente 53,4% de nível fundamental.
Mas o aspecto mais curioso da pesquisa é que a classe média (na pesquisa, consumidores com renda entre 3 e 6 salários mínimos) teve o índice mais baixo de consumidores que declararão ter a intenção de presentear as mães: 66,3%.

O percentual dos consumidores de baixa renda (com até 3 salários mínimos) é ligeiramente superior: 67,2%. Já entre os filhos com alta renda (mais de 6 salários mínimos), esse percentual sobre para 70,5%.


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários