Seis corredores serão implantados

Plantão Ceará | 11:39:00 | 0 comentários


Seis corredores de trânsito, que priorizam o transporte coletivo, serão implementados em Fortaleza. Os trechos receberão os BRS (Bus Rapid System), já em funcionamento em algumas vias da Cidade; e os BRT (Bus Rapid Transit), que serão implantados, por completo, apenas nas avenidas Bezerra de Menezes, Alberto Craveiro e José Bastos. Nestas vias, o espaço será segregado por obstáculos de concreto e as paradas, instaladas no canteiro central. Quanto aos ônibus, alguns precisarão ser adaptados e outros 200 deverão ser comprados, com 18 metros de comprimento e capacidade para 200 passageiros.
Em construção, estão os três corredores que fazem parte das exigências para a Copa de 2014. Na Alberto Craveiro, a expectativa é de que, em maio, o BRT, que custou R$ 53,6 milhões e será implantado em toda a via (3,5km), já esteja em funcionamento, para utilização na Copa das Confederações.
Nas avenidas Dedé Brasil e Paulino Rocha, que também fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, a previsão de fim das obras é maio do ano que vem. Nelas, a prioridade dos ônibus acontecerá de forma alternada, com vias em BRS (faixa apenas prioritária) e em BRT (faixa exclusiva).
Outros três trechos terão os corredores, através do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor): Antônio Bezerra/Papicu, que deverá estar pronto até o final do ano e terá BRT apenas na Avenida Bezerra de Menezes; Siqueira/Centro, com BRT apenas na José Bastos; e Conjunto Ceará/Centro. Os dois últimos, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), terão os trabalhos iniciados até o final de 2013, com conclusão prevista para dois anos.
CARACTERÍSTICAS DO BRT
Uma das características do BRT é a parada de ônibus localizada no canteiro central da avenida. Os equipamentos deverão abrigar bilheteria, para pagamento antes de o usuário adentrar o veículo, e serem elevados, para possibilitar acessibilidade total através de rampas. De acordo com o titular da Seinf, Samuel Dias, não haverá destruição de ciclovia ou de árvores. “Os projetos das estações [paradas] são feitos de forma padrão”, ressaltou.
Para que os coletivos integrem o BRT, será preciso adaptá-los, com uma porta do lado esquerdo. Segundo o diretor técnico da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Antônio Ferreira, novos coletivos também deverão se adquiridos, 200 no total, todos com 18 metros de comprimento e capacidade para 160 passageiros.  “No BRT, haverá priorização semafórica. O CTA [Controle de Tráfego em Área] identifica onde há passagem do ônibus e pode prolongar o tempo verde”, acrescentou.
O diretor técnico ressaltou, entretanto, a viabilidade do BRS, que exibe custos muito mais baratos de implantação. “Com sinalizações horizontais, verticais e semafóricas adequadas, além de uma fiscalização eficiente, tanto o BRT quanto o BRS são benéficos. E o BRS é muito mais barato, porque só precisa de adaptações”, analisou.
Conforme ele, na Bezerra de Menezes, onde o BRS funciona desde 2012, números dão conta de que houve redução de até 70% de tempo para algumas linhas. Na via, oito câmeras de fiscalização foram instaladas em dezembro do ano passado, porém, ainda está em frases de testes, sem previsão para penalizações.
O QUE SÃO E ONDE ESTARÃO OS CORREDORES
BRS – Bus Rapid System (faixa prioritária para transporte coletivo. Carros particulares só podem transitar por, no máximo, 100 metros)
BRT – Bus Rapid Transit (faixa exclusiva para transporte coletivo, com segregação do trecho através de blocos de concreto)
Corredores prioritários
para a Copa de 2014:
- Alberto Craveiro: 3,5 km, custo de R$ 33,7 milhões, toda extensão receberá o BRT e com paradas no canteiro central. Previsão é que a obra termine até maior deste ano
- Raul Barbosa: 2,5 km, custo de R$ 53,6 milhões, receberá BRS e BRT, mas as paradas não serão no canteiro central. Obras estão em execução e prazo de finalização é maio de 2014
- Dedé Brasil: 7 km, investimento de R$ 41,6 milhões, terá trechos de BRS e BRT, porém, as paradas serão na calçada. Previsão é de finalização em maio de 2014
Corredores do Transfor:
- Antônio Bezerra/Papicu: ligará os dois Terminais de Integração e terá BRS e BRT, o último apenas na Avenida Bezerra de Menezes, com paradas no canteiro central. Seinf afirma que obra ficará pronta ainda este ano
- Siqueira/ Centro: ligará as Avenidas Augusto dos Anjos e José Bastos. Esta último deverá receber o BRT, também com paradas no canteiro central. Seinf informou que obras começam este ano e têm prazo de dois anos para conclusão
- Conjunto Ceará/Centro: ligará as Avenidas Senador Fernandes Távora e Expedicionários. O corredor terá BRS e BRT, mas sem utilização do canteiro central. De acordo com a Seinf, as intervenções devem começar até o final do ano, também com prazo de dois anos para conclusão

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