Pelo menos, 27 mortos por causa da chuva

Plantão Ceará | 07:49:00 | 0 comentários

O prefeito Rubens Bomtempo pediu 15 dias para apresentar um relatório sobre a situação do município
Petrópolis (RJ) As chuvas que atingem a região serrana do Rio desde o fim de semana já provocaram a morte de 27 pessoas na cidade de Petrópolis, segundo dados da Defesa Civil divulgados no início da noite de ontem. Os bombeiros estimam que ainda há entre quatro e oito pessoas desaparecidas.

Estragos no bairro Espírito Santo, no município de Petrópolis. Deslizamentos causaram a morte de moradores e integrantes da Defesa Civil FOTO: AGÊNCIA ESTADO

Os temporais que castigam a região começaram anteontem e provocaram vários alagamentos e deslizamentos de terra. Os bairros de Quitandinha e Bingen são os mais prejudicados. Segundo a Prefeitura de Petrópolis, ainda existem cerca de 5 mil pessoas em áreas de risco e 560 estão desalojadas ou desabrigadas.

Ontem, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo não pode permitir a construção de casas em áreas de risco e voltou a dizer que a situação é "extremamente preocupante porque as pessoas não saem". No total, 250 homens dos bombeiros e da Defesa Civil trabalham na busca às vítimas do temporal.

Vítimas
Entre os mortos em Petrópolis estão dois agentes da Defesa Civil. Fernandes de Lima, 44, e Paulo Roberto Filgueiras orientavam moradores a abandonar a área, quando uma nova avalanche arrastou um muro, que caiu sobre os dois. Eles morreram na hora. Um terceiro agente sofreu traumatismo craniano e ainda está internado.

Em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, mais de 600 pessoas abandonaram as casas, alagadas após o transbordamento dos rios Capivari e Saracuruna. A cidade deve receber R$ 12 milhões do Ministério da Integração Nacional para a execução de obras de reconstrução e recuperação de danos causados pelas chuvas.

A Defesa Civil colocou Angra dos Reis em estado de alerta. A cidade também sofreu com deslizamentos, alagamentos, quedas de árvores, além de estragos em pontes. Ninguém ficou ferido e pelo menos 36 pessoas estão desalojadas, segundo a prefeitura.

Cerca de 100 bombeiros da capital reforçam as equipes municipais. Na cidade, desalojados ou desabrigados foram acolhidos em 27 abrigos. As famílias estão em escolas, igrejas e associações de moradores.

A Defesa Civil municipal, em parceria com a organização não governamental (ONG) AnimaVida, estuda recolher e alimentar os animais abandonados durante o temporal.

Recursos emergenciais
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, informou, em entrevista coletiva em Petrópolis, que o governo federal deve disponibilizar recursos emergenciais para o município da região serrana.

Bezerra aguarda um balanço, que será feito pela prefeitura, determinando quanto será preciso para ser usado, neste primeiro momento, em ações de recuperação da infraestrutura e também no atendimento a famílias que estão desabrigadas.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, pediu 15 dias para apresentar ao Ministério da Integração Nacional um relatório sobre a situação do município e orçar os recursos necessários para reconstrução das áreas destruídas.

A localidade Boca do Mato e a comunidade Alto do Independência são as mais afetadas pela chuva, segundo o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões. Ele estima que nessas duas áreas há entre 10 e 15 desaparecidos. 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários