Internet é diferencial de vendas no mercado

Plantão Ceará | 10:40:00 | 0 comentários


Com a evolução da tecnologia, as empresas estão tendo de se adaptar a facilidade de interação e informação que a internet possibilita.
Um grande exemplo tecnológico é a quantidade de lojas virtuais existentes no mercado brasileiro.  De acordo com dados levantados como previsão pela e-bit, empresa especializada em informações do setor, o e-commerce deve apresentar um crescimento nominal de 25%, chegando a um faturamento de R$ 28 bilhões em 2013.
Com um endereço virtual, as vendas podem acontecer a qualquer hora dos sete dias da semana, durante todo o ano. Também é possível alcançar lugares que uma loja física não atenderia, com a comodidade de estar na própria casa, no escritório ou até mesmo por um dispositivo móvel como pelo celular. Com um cadastro de cada cliente é possível monitorar e entender o perfil de cada consumidor, o que ele gosta, o que mais compra, oferecendo uma melhor qualidade no atendimento pré e pós venda.
DIFERENCIAIS
De acordo com o especialista em e-commerce da Skyline Group, Patrick Medeiros, os requisitos para uma empresa ingressar no comércio eletrônico deve estar o conhecimento de varejo, política comercial, estratégia bem desenhada de logística, uma plataforma de confiança e credibilidade. Além disso, o empreendedor deve entender e buscar atender a busca do cliente. “A preocupação em entender a necessidade do cliente e depois da compra realizar o pós-venda são fatores primordiais para a conquista dos clientes”, pondera Medeiros.
Ele explica que, entre os diferenciais apontados, “um site com bastante clareza, simples de operar e navegar, certamente será aceito entre os consumidores”. Outro aspecto faz referência ao serviço de entrega. “Atualmente tem que ser impecável, sendo uma das ferramentas que irão fidelizar o cliente”, ressalta.
MERCADO
Como hoje diversos segmentos exploram a atividade comercial na web, e com a crescente concorrência, o iniciante nessa ferramenta, para se manter e ocupar seu espaço na rede, deve trabalhar de forma séria, respeitando o cliente e procurando sempre se atualizar sobre as ferramentas mais eficazes. Atualmente, explica o especialista, “a empresa que não tem uma loja na versão virtual acaba perdendo os clientes, pois o e-commerce oferece toda a comodidade de realizar compras sem sair de casa. Todos os seguimentos são bem vindos na plataforma virtual”.
“Hoje o e-commerce é fundamental, e é importante que as pessoas tenham esse conhecimento”, é o que afirma o empresário Raul Busgaib, da WE Brasil Tecnologia de Sistemas. Ele reforça que é fundamental qualquer empreendedor estar presente na internet. “Se ele não estiver na rede ele está fadado a sair do mercado comercial”.
O empresário garante que o mercado eletrônico é totalmente seguro. “Depois da entrada de empresas como o PayPal e Pagseguro, as empresas tem uma segurança de 100%, tanto ela como os próprios clientes”, afirma.
CUIDADOS
Para se ter sucesso na loja física é necessário investimentos, como vitrines, vendedores, design e localização. Conforme Raul Busgaib, a mesma coisa acontece no comércio eletrônico. “Para muitas pessoas, estar na internet já basta, mas não é assim. Ao abrir uma loja e obter sucesso é preciso investimentos em cima dela. Obviamente que o investimento do e-commerce é muito menor que o investimento em loja física, mas deve haver investimentos”, pondera.
Além disso, Patrick Medeiros, por sua vez, recomenda cuidados com relação a compras coletivas.
“Deve se tomar muito cuidado nesta escolha. Primeiramente deve ser analisada, financeiramente, a operação, pois em cima da venda será repassado um valor ao operador coletivo. O segundo aspecto, talvez o mais importante, é para quem será vendido seus produtos, e quem é seu verdadeiro cliente”, explica Patrick.
O especialista informa que a fidelidade do cliente é a chave da questão. Ele observa que “se existe o posicionamento de marca baseado em oportunidades, seu consumidor também será sensível o tempo todo a produtos com descontos e também oportunidades, dificilmente sendo fidelidade e, a qualquer momento, pode mudar de opinião, comprando em outro lugar”.

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