Governo volta atrás e informa que custeará tratamento de mais R$ 500 mil de Ana Cecília

Plantão Ceará | 09:23:00 | 0 comentários


A família da menina Ana Cecília Pontes, de 4 anos, passou por momentos de aflição nesta sexta-feira (8), após a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) alegar falta de verba no orçamento para custear o tratamento da criança contra a leucemia.
Ana Cecília (foto) deve receber a medula óssea de sua irmã Larissa, de 7 anos. Foto: Reprodução
No último dia 27, a juíza Joriza Magalhães Pinheiro, titular da 9ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, havia determinado que o Estado do Ceará pagasse todos os custos do tratamento e as despesas da irmã de Cecília, Larissa, de 7 anos, que é a doadora compatível.
Os pais de Ana Cecília, Juliana Nobre e Ítalo Bismarck, voltaram a fazer campanha nas redes sociais durante todo o dia para pressionar o Governo do Estado a custear o transplante no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A criança é portadora de leucemia linfoblástica aguda. O transplante por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), só estará disponível no próximo dia 30 de março. A espera, diante do quadro clínico da criança, significa grande risco de morte. 
Na noite desta sexta, a assessoria da Sesa comunicou que foi definido no orçamento o recurso deB mais de R$ 500 mil para pagar todo o tratamento de Ana Cecília. O órgão esclareceu que já entrou em contato com o chefe do Setor de Transplantes do hospital, Nelson Hamerschlak, e que, na segunda-feira (11), a menina poderá iniciar novos exames.
O pai da criança, Ítalo Bismarck, confirmou ter sido informado pela assessoria da Secretaria sobre a liberação da verba, mas que para se assegurar é preciso a confirmação do Departamento Jurídico do Albert Einstein. "A assessora me disse que a verba estava liberada, e que a Dr. Lilian (coordenadora de Regulação, Avaliação e Controle da Sesa) já tinha informado ao Dr. Nelson Hamerschlak, vai operar Ana Cecília". Conforme Ítalo, na segunda-feira, quando o setor volta às atividades, será feito novo contato e, se confirmado, Ana Cecília será internada no mesmo dia.
Se tudo correr como o esperado pelos pais e no calendário dos médicos, a criança fará o transplante no próximo dia 19.
FONTE: DN


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários