Ondas chegam a 4,6 metros e alagam vias da orla na Capital

Plantão Ceará | 07:12:00 | 0 comentários


Na Praia de Iracema e na Beira-Mar, o calçadão ficou encharcado de água. Muita gente parou para observar

A ressaca segue até as 21h de amanhã, segundo alerta a Capitania dos Portos Fotos: Kid Júnior

A forte maré de ontem foi a grande atração em Fortaleza. A fúria das ondas foi além do quebra-mar e atingiu o calçadão da Avenida Beira-Mar e Praia de Iracema. A Capitania dos Portos alertou para a chegada da ressaca ao litoral cearense, que segue até às 21h de amanhã (14). Impressionadas, muitas pessoas aproveitaram para tomar banho. Outros paravam para filmar, fotografar ou, simplesmente, para observar as fortes ondas que quebravam na orla.

"Parece que o mar está bravo, com muita raiva", comentou a professora Amanda Ferreira Marinho, 22 anos. Ela era uma das que estavam, na tarde de ontem, fotografando as enormes ondas que se formavam ao lado do espigão da Avenida Rui Barbosa. O comerciante Luciano dos Santos, 46 anos, que há três anos trabalha na Beira-Mar, observou que é uma ressaca imprevista, já que, normalmente, elas ocorrem no mês de janeiro. Espantado, o comerciante disse que nunca viu o mar forte daquele jeito.

Turistas de São Paulo, Minhas Gerais e até de outros países, como o Chile, ficaram encantados com o fenômeno. A educadora Rejane Alves, 33 anos, de São Paulo, contou que nunca tinha visto um mar "revoltado" como o da Capital. Ainda assim, se disse encantada. "Quantos dias dura? Adoro assistir esses espetáculos da natureza. Olha, que lindo", exclamou, empolgada, sentindo os respingos.

A revolta do mar deixou alguns pontos alagados devido às fortes ondas que atingiram o calçadão. No entorno do Bar do Mincharia, crianças se divertiram com a água. Na tarde de ontem, enquanto um cruzeiro manobrava para atracar no Cais do Porto, um tripulante se acidentou a bordo e teve de ir ao hospital
Quem passou pela Praia de Iracema teve de ter cuidado. As ondas batiam nas pedras, alagando o calçadão, arrastando areia e pedras. Muita gente parou para assistir ao espetáculo. Nas proximidades do Bar do Mincharia, um grupo de crianças que observava o mar foi surpreendido com uma onda "gigante" que atingiu toda a calçada, encharcando-os. A partir daí, a folia começou. Eufóricas, as crianças aguardavam o próximo banho.

A empresária Noária de Paula Silva, 44 anos, de Minas Gerais, contou que já visitou os litorais paulista, baiano e catarinense, mas disse que nunca tinha visto um mar agitado como o de Fortaleza. Em frente à Estátua de Iracema, a via ficou com alguns pontos alagados, devido às fortes ondas que atingiram o calçadão. Até quem é da Capital se surpreendeu com as fortes ondas que chegavam à orla.

A educadora Lurdes Machado, 68 anos, moradora da Praia de Iracema, saiu de casa só para ver o fenômeno. Aflita, ela queria saber se as ondas atingiriam a sua casa. Hoje, avisou que irá de novo conferir a fúria do mar.

Oziléa Bezerra Menezes, professora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), explica que este fenômeno que o fortalezense está presenciando ocorre devido à entrada das ondas de swell, geradas no Atlântico Norte, que chegam na costa cearense a uma altura de aproximadamente 1,60 metro. Somado a uma maré equinocial de lua nova de 3,0 metros em Fortaleza, totaliza 4,6 metros, provocando essa "lavagem" na orla.

Acidente

Por volta das 13h40 de ontem, enquanto um cruzeiro manobrava para atracar no Cais do Porto, no Mucuripe, um tripulante se acidentou a bordo e teve de ser encaminhado, com urgência, a um hospital (não divulgado). Informações preliminares da Capitania dos Portos dão conta de que o acidente pode ter sido ocasionado devido a um cabo que partiu por causa do forte vento. Um inquérito administrativo será aberto para investigar o caso


Fonte: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários