Cardeais terminam reunião preparatória sem 12 eleitores do conclave

Plantão Ceará | 13:26:00 | 0 comentários


O Colégio de Cardeais terminou por volta das 9h30 (horário em Brasília) a primeira reunião preparatória do conclave que elegerá o sucessor do papa emérito Bento 16, que renunciou oficialmente na quinta-feira (28).
Saída do papa Bento XVI ocorreu na última quinta-feira Foto: Reuters
O encontro teve a presença de 142 dos 207 cardeais do grupo, sendo 103 eleitores na escolha do pontífice. Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, ainda faltam chegar 65 integrantes do Colégio de Cardeais, incluindo 12 dos 115 que possuem poder de voto.
Na lista, não estão incluídos os cardeais de Jacarta, na Indonésia, Julius Darmaatjadja, que desistiu de participar, e de Edimburgo, na Escócia, Keith O'Brien, que renunciou.
O decano do grupo, Angelo Sodano, disse que não será fixada a data do conclave até que os 115 integrantes do Colégio de Cardeais com poder de voto estejam em Roma.
Com a determinação da data, serão fixados o fechamento da Capela Sistina e a desocupação e retirada de equipamentos de comunicação do hotel do Vaticano, como passo para manter o segredo dos votos e discussões do conclave.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários