Aumento na folha de pagamento na indústria cearense foi o segundo mais alto em 2012

Plantão Ceará | 13:24:00 | 0 comentários


A queda na quantidade de empregos formais na indústria do Ceará no encerramento de 2012 foi compensada, de certa maneira, pelo acréscimo de 7,34% no valor da folha de pagamentodos trabalhadores do setor. Foi o segundo maior aumento acumulado do Brasil no ano passado. Ficou atrás apenas do Paraná (9,52%).

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8) pelo IBGE (Foto: Rodrigo Carvalho)
O Ceará superou, inclusive, a média nacional no que diz respeito ao avanço na folha salarial da indústria. As médias do Nordeste e Brasil foram, respectivamente, 5,07% e 4,32%, no acumulado dos 12 meses de 2012.
Tendência foi seguida em todas as Unidades da Federação pesquisadas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou  taxas positivas em todos os 14 locais investigados. Entre os setores, a folha de pagamento avançou em 15 das 18 atividades pesquisadas no País, impulsionado por alimentos e bebidas (9,6%), máquinas e equipamentos (6,1%), indústrias extrativas (8,8%), produtos químicos (4,4%), meios de transporte (1,9%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (4,1%), minerais não metálicos (5,6%) e outros produtos da indústria de transformação (6,0%).
Na comparação com dezembro de 2011, a folha de pagamento cresceu 8,0% em dezembro de 2012, o 36º resultado positivo consecutivo.
O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria teve uma queda de 2,3% na passagem de novembro para dezembro, após avançar 7,9% na leitura anterior. Segundo o IBGE, tanto o setor extrativo (-6,0%) como a indústria de transformação (-2,7%) recuaram em dezembro, puxados pelas expansões mais acentuadas verificadas no mês anterior (de 8,3% e 7,4%, respectivamente), quando houve pagamento da primeira parcela do 13º salário e de participação nos lucros em grandes empresas.
Quantidade de horas pagas caíram no Estado
No outro extremo, a quantidade de horas pagas na indústria do Ceará caiu 1,8% no acumulado do ano passado. No Nordeste, o recuo foi ainda maior, 2,9%.
No Brasil, o número de horas pagas caiu 1,9% em dezembro de 2012, a 16ª taxa negativa consecutiva. Entre as regiões, 12 dos 14 locais apresentaram queda, tendo como principal influência para o total nacional o recuo de 3,0% em São Paulo.


Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários