Casa noturna em Fortaleza suspende atividades para realizar reformas; confira situação de outros estabelecimentos

Plantão Ceará | 17:45:00 | 0 comentários


Atualizada às 14h50
A boate Acervo Imaginário informou, na manhã desta quarta-feira (30), que suspendeu as atividades do estabelecimento neste fim de semana para realização de obras. As intervenções acontecem dois dias após inspeção realizada pelo Corpo de Bombeiros do Ceará em diversas casas noturnas.
A casa suspendeu as atividades por iniciativa própria. O estabelecimento não possuía saídas de emergência. FOTO: Divulgação.
A casa afirma que a reforma tem como intuito adequar-se "às normas técnicas vigentes, que envolve questões como: saídas de emergência, vazão de pessoas e sinalização". Segundo a nota, as atividades da casa noturna serão retomadas após o Carnaval, com a programação normal.
Durante a vistoria do Corpo de Bombeiro na última segunda-feira, foram vistoriadas 7 casas noturnas. Na ocasião, a corporação admitiu que o número de profissionais é insuficente para realizar a fiscalização de casas noturnas. O laudo das inspeções será divulgado apenas na próxima sexta-feira (1º). As vistorias tem o objetivo de evitar situações como a que provocou amorte de 235 pessoas no último domingo (27) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul
Redação Web entrou em contato com algumas casas noturnas da Capital. Todas afirmaram possuirem alvarás necessários para o funcionamento e que os extintores passam por vistoria constante, sendo trocados antes do prazo de validade, que é de 1 ano. Confira como está a segurança nesses locais:
Siará Hall
A casa possui a capacidade máxima de 5.500 pesssoas sentadas e 10.000 pessoas em pé. De acordo com o proprietário da casa de shows, Heliondas Neto, todos os extintores são vistoriados a cada 6 meses e o estabelecimento possui 6 saídas, uma utilizada normalmente e 5 de emergência.
Reggae Club
O prédio, que tem capacidade para 800 pessoas, possui 1 entrada e 2 saídas de emergência. O estabelecimento possui alvarás de funcionamento emitidos pelos Bombeiros e pela Seuma, segundo Romero Jucá, sócio do clube. O sócio ressalta que todo os eventos do clube acontecem em uma parte aberta do estabelecimento. Ao todo, existem no local 6 extintores sinalizados e uma luz de emergência indicando onde fica a saída.
Complexo Armazém
O estabelecimento possui mais de 10 extintores, todos sinalizados, seguindo as normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros, segundo a gerente, Claudia Monteiro. O prédio conta ainda com 5 saídas de emergências. Apesar das portas ficarem trancadas durante eventos, a gerente ressalta que uma chave abre todos os cadeados, e que cópias ficam na posse de diversos funcionários da casa, além de uma estar permanentemente na recepção. Cláudia Monteiro afirma ainda que todos os funcionários foram capacitados, pelos Bombeiros, para aturarem em situações de emergências. A capacidade máxima do estabelecimento é de 2 mil pessoas.
Music Box
A boate, que tem capacidade para 290 pessoas, possui uma entrada geral e uma saída, a qual possui trava anti-pânico e também é utilizada para emergências. O proprietário do estabelecimento, Eurico Moreno, afirma que a casa possui 5 extintores, 2 disponíveis para os usários e 3 localizados no bar, bilheteria e caixa, considerados locais estratégicos pelo proprietário. Eurico ressalta que extintores utilizados pelos cliente em "brincadeiras" são trocados imediatamente. O ambiente ainda possui 8 luzes de emergências, no andar superior e inferior.
Órbita Bar
Em nota, a boate afirma possuir 1 caixa de hidrante dentro da casa, com mangueira em metragem suficiente para chegar a qualquer ponto do estabelecimento, além de outro hidrante na calçada para uso do carro de Bombeiros. O prédio ainda possui 2 portas de emergência, além de 2 portas de entrada e 1 de saída.
O estabelecimento também conta com outras 3 portas, cujas chaves e cópias ficam respectivamente com o gerente, chefe da segurança, chefe do bar e uma última copia nos caixas.
O estabelecimento afirma possuir brigada de incêndio treinada e certificada com 20 funcionários para eventualidades, treinada pelo Corpo de Bombeiros. O próximo curso está programado para acontecer em fevereiro, período de recesso do estabelecimento.
Centro de Eventos
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Turismo, responsável pela administração do Centro de Evento, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários