MAI S UMA FALHA CAUSA APAGÃO

Plantão Ceará | 08:19:00 | 0 comentários

Desta vez, municípios dos estados do RJ, SP, MG, MT, AC e parte do Sul do País ficaram sem luz no último sábado
Rio/São Paulo. Um problema no sistema interligado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) provocou a interrupção no fornecimento de energia no último sábado (15) à noite, por volta das 18h, deixando cerca de 2 milhões de consumidores sem luz em várias regiões do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais e parte dos estados do Sul, além do Acre, do Mato Grosso e de Rondônia.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema, causa da interrupção de energia ainda está sendo investigada Foto:Divulgação

De acordo com a Light, concessionária que atende a 31 dos 92 municípios fluminenses, uma anormalidade no sistema interligado, sob a responsabilidade do ONS, "provocou perda no suprimento de energia para parte da área de concessão da Light." Segundo a empresa, algumas subestações da companhia tiveram queda de frequência e foram desligadas por dispositivos automáticos de controle.

A concessionária Ampla - responsável pelo fornecimento de energia em 61 municípios fluminenses - informou que a falha no sistema provocou falta de energia em alguns bairros em 20 municípios da área de concessão da distribuidora.

Todas as regiões atingidas já estão com o fornecimento normalizado. A Light informou ainda que antecipou o plano verão, com 1.400 técnicos para agilizar o atendimento.

Há um aumento das temperaturas e consumos elevados, além de temporais, ventanias e chuva, o que provoca a exposição bem maior na rede aérea, diferentemente do que ocorre na rede subterrânea.

Impacto no Sul
No Rio Grande do Sul, ao menos 712 mil clientes ficaram sem luz entre o final da tarde e o início da noite, de acordo com as três empresas responsáveis pela distribuição de energia no Estado.

Segundo a Companhia Elétrica de Santa Catarina (Celesc), todas as cidades do Estado foram atingidas parcialmente pelo apagão, em maior ou menor grau. Dos 730 alimentadores da distribuidora espalhados pelo Estado, 210 tiveram de ser desligados entre as 17h55 e as 18h25 do último sábado. O norte catarinense, na região do Vale do Itajaí, foi o mais prejudicado, informou a companhia. Cidades da região metropolitana de Florianópolis, alguns bairros da capital e cidades do oeste catarinense, próximas a Chapecó, também ficaram parcialmente sem energia.

ONS
Segundo o ONS, a causa da interrupção está sendo investigada. Os técnicos estão reunidos para distribuir um comunicado sobre a anormalidade no sistema interligado. O Operador ainda informou que a falha no sistema interligado foi detectada às 17h43 e acionou um sistema de segurança que reduziu o fornecimento de energia para as distribuidoras dos estados citados. Com isso, cada uma das empresas tiveram de reduzir a carga, fazendo cortes seletivos de abastecimento para evitar que todo o sistema fosse desligado. Em nota, o ONS também informou que ainda está avaliando quais todas as localidades atingidas em cada região.

Excesso é descartado
A autoridade nacional descartou a possibilidade de o excesso de consumo fosse o motivo da falha no sistema. A justificativa é que os dias de sábado são dias de menor demanda energética.

Procurada pela reportagem, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que não vai comentar o caso neste momento. A reportagem não conseguiu contato com o Ministério das Minas e Energia. 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários